Entenda como funciona a rotina dentro de uma agência de marketing e como o ambiente pode ser criativo
Um ambiente de trabalho pode ser configurado de inúmeras maneiras dependendo de qual for seu alvo. A exemplo disso, uma agência de publicidade organiza-se de formas peculiares. Isso acontece para fomentar um ambiente altamente criativo e eficiente.
Muitos fantasiam que o meio
corporativo e o impulso criador não possam conviver de mãos dadas. Bom, anos de
empresas multibilionárias ganhando palma de ouro por conta de suas propagandas
provam o contrário. A máquina do dinheiro gera competição.
E é dessa competição, rodando em um ambiente predatório e homicida, que existem as agências de publicidade. A violência não está no sangue e nem no conteúdo. Ela é, em verdade, a força de cada criação feita entre as paredes de um escritório, as quais vamos ver como são realizadas.
Veja a seguir como
funciona o dia a dia dentro de uma agência de publicidade
Os meandros de se
trabalhar em uma agência de publicidade
Trabalhar dentro de uma agência publicitária pode ser gratificante e frutiferamente criativo. Estar cercado de pessoas que visam o mesmo resultado primoroso que você pode ser uma turbina para suas proficiências. Isso tudo se cultiva em um ambiente respeitoso e hierárquico.
Dentro das agências, muitas
habilidades são passíveis de serem exploradas. Desde a escrita até a criação de
imagens, edição de áudio e vídeo, criação de logo-tipos. Tudo isso gira a roda
que faz funcionar esse maquinário de propagandas e ideias.
Idealmente, espaços assim
seriam o mais plural possível. A pluralidade comprovadamente faz bem para o
cérebro pensante. Conciliar várias visões de mundo dentro de uma redoma repleta
de habilidades distintas é uma terra arada para frutos de criatividade exemplar.
Mas, seja nesse mundo ideal
ou na busca por ele, atividades corriqueiras existem dentro de uma agência
de publicidade. É importante saber como estas funcionam e como podem ser
passadas adiante. Vamos a elas.
Edição de vídeo
Delegar funções nunca é uma
tarefa fácil, mas sempre é algo necessário. É possível então que você se torne
a pessoa que foi incumbida das edições de vídeos. É lógico que isso,
provavelmente, já era uma habilidade prévia sua que será explorada.
Mas, caso não, como
funciona esse processo?
A edição de vídeo dentro de
uma agência de publicidade funciona com base nas diretrizes do cliente.
Isso deve ser adequado a noções de ritmo, corte, música e intenção.
Uma peça chave para ser um
bom editor de vídeo é perceber as nuances de ritmo. Outra proficiência
indispensável é saber adequar essa noção aos pedidos do cliente.
Por exemplo, alguém pode
pedir um vídeo com um clima mais etéreo, com músicas em compassos lentos. Isso
exige um tipo de corte que acompanhe, provavelmente com imagens em movimento.
Geralmente os editores não
participam da produção de seu produto bruto, somente o lapidam para a próxima
fase. Mesmo assim, um olho bom saberá escolher as melhores imagens para a
situação
Atualmente o mercado busca
muito editores de vídeo competente que entendam tanto de efeitos e correções
como de uma simples noção de corte.
Criação de logo
Outra casta de
profissionais muito presentes dentro desse ambiente são os designers. Fruto de
uma formação ampla dentro das artes e dos comércios, esses bacharéis tem noção
do que funciona ou não com o cliente. Bom, pelo menos é o que deve ser
desenvolvido neles conforme a experiência vem.
Sendo assim, nas agências
de publicidade a criação de logo se torna um processo simultaneamente
solitário e coletivo. Aquele pelo simples fato de que a concepção e fabricação
do símbolo seja feita separadamente e este devido às interferências
posteriores.
É necessário prestar muita
atenção quando se trabalha como design de marcas. Um logo bem feito pode dar
vida a uma empresa, um caráter mágico que a insere na realidade. Os logótipos
sopram vida nas ideias como se fossem golems artísticos.
O estilo vai depender muito
do briefing recebido. Deste virá a ideia de um logo minimalista ou
rococó, anguloso ou curvilíneo. Tudo dependerá do cliente.
É importante estar atento a
essas noções. Entregar trabalhos em desacordo com o pedido inicial pode
reverter-se em tempo gasto desnecessariamente. Sendo assim, quanto mais próximo
do pedido inicial, melhor.
Produção
Obviamente, quando se trata
de uma agência de publicidade, fala-se de todos os estágios de produção.
Além das supracitádas criações e proficiências, outras facetas se fazem
indispensáveis. A começar pela produção dos vídeos.
Estes podem ser para
propagandas de tv, rádio, cinema, uma animação para um site ou um teaser de um
novo produto. Indiferente do que seja, a agência deve estar preparada para
lidar com o produto. Desde uma simples filmagem a criação de uma embalagem,
preparação é necessária.
Posto isso é possível
identificar onde a pluralidade dita anteriormente seria tão útil. Ideias
conflituantes podem ser, enfim, complementares. A oposição gera outros
caminhos, por vezes mais proveitosos que os originais.
Envoltos nessa aura de
criação, os funcionários pode ter um viés mais amplo, sem pensar somente em outdoors
ou anúncios. O microcosmos daquela agência de publicidade pode ser o
nascedouro de uma cosmovisão diferenciada.
Subverter as verdades e
dogmas pode parecer pretensão demais para um simples funcionário da propaganda.
Entretanto, dentro dos meios de produção, algumas vezes é necessário recorrer a
megalomania. Saber que algo tem potencial gera em nós a capacidade de usa-lo.
Mesmo que ambas as
afirmativas sejam mentira no final de tudo.
O processo criativo
coletivo não é, de maneira nenhuma, fácil. É preciso muita paciência e abertura
para aceitar sugestões e críticas. Não é necessário concordar com tudo, ao
passo que também não é de bom tom só discordar.
A chave para uma agência
de publicidade saudável e ramificada é o respeito a ideia alheia. Além disso,
faz-se necessário também o respeito pelo conhecimento do outro, este que treina
e estuda para fazer. É importante lembrar disso antes de expressar algumas
opiniões.
O trabalho em na agência
de publicidade nunca prometeu parecer fácil. Contudo, dentro desta lógica
mortal das propagandas, é infinitamente mais fácil criar para matar do que
procrastinar até a morte.