A produção de vídeo institucional e promocional é cobiçada por muitas empresas, afinal é uma das formas de comunicação mais eficientes. Com o boom da internet, os vídeos estão ficando cada vez mais populares no marketing digital.
A produção de vídeo institucional e promocional
resulta no tipo de formato de marketing mais democrático. Afinal, um
vídeo associa imagem e áudio, assim qualquer um – até mesmo um deficiente
visual ou auditivo – pode captar a mensagem transmitida pela marca.
Além disso, um vídeo não necessita de aparelhos com alta
qualidade, principalmente se a divulgação ocorrer no Story do Instagram onde a
comunicação é mais íntima. Mas, quando se trata de produção de vídeo
institucional e promocional é recomendada alta definição das imagens.
A definição de qualidade de um vídeo institucional e
promocional depende da plataforma em que ele vai ser inserido. Um vídeo
institucional e promocional a ser veiculado no site, na apresentação para
um cliente ou mesmo no feed do Instagram (que é onde o consumidor tem a
primeira impressão da marca) deve ter em HD (High Definition – alta definição).
Ainda é válido ressaltar que vídeos em alta definição
costumam ter um preço mais alto devido ao valor dos equipamentos e programas de
edição. Entretanto, vídeos a serem postados no Story do Instagram podem ser
feitos a partir de qualquer celular que tenha câmera e suporte o aplicativo –
apenas este tipo de vídeo! Não vá queimar seu filme no mercado fazendo vídeo
institucional e promocional com um celular em baixa qualidade, hein?!
Antes de iniciar a filmagem, é necessário definir qual o
tipo de vídeo deve ser produzido. Afinal, cada tipo de vídeo irá demandar um
tipo de câmera para filmar, um roteiro diferente etc. A seguir, conheceremos os
conceitos de vídeo institucional e promocional.
Vídeo institucional
Um vídeo institucional conta a história de uma
empresa, suas tradições, alguns dados impactantes como produção ou casos de
sucesso. Em algumas situações, os vídeos institucionais celebram o
aniversário de uma marca, assim tem foco na trajetória da empresa até onde
chegou.
Vídeos institucionais, em sua maioria, contam com entrevistas que despertam o lado humano da empresa e tendem ao emocional. Além de despertar emoções, alguns vídeos corporativos também podem ter educacional, inovador. A produção de vídeo institucional irá direcionar, através de um roteiro, o caráter do vídeo. Geralmente, vídeos empresas tradicionais, como panificadoras, por exemplo, despertam a emoção familiar e reforçam o tradicionalismo, enquanto vídeos de empresas de exportação, por exemplo, devem reforçar a inovação e o desejo de empreender.
A produção de vídeo institucional demanda
equipamentos de alta qualidade e boa edição, por isso é recomendada a
contratação de produtoras de vídeo ou agências de publicidade. Afinal, um vídeo
institucional, geralmente, é exibido no site, em redes sociais e até mesmo
para clientes. Ou seja, a empresa tem que zelar pela sua marca ao fazer um
vídeo que gere impacto.
Vídeo Promocional
Um vídeo promocional tem o intuito de promover um produto, serviço ou mesmo uma empresa. Pode parecer um pouco com a promoção de uma marca do vídeo institucional, entretanto o vídeo promocional convida diretamente o público a conhecer a empresa, comprar o produto ou adquirir o serviço. Enquanto um vídeo institucional isto é mais implícito, tendo mais o objetivo de despertar o interesse e a admiração do público.
Vídeos promocionais são mais dinâmicos, não
necessitam de entrevista e, geralmente, têm um apresentador ou um locutor que
faz a narração do produto ou serviço, mas há também aqueles ainda que não tem
nenhuma locução. Um exemplo de vídeo promocional são as propagandas que
passam nos intervalos dos programas de televisão.
Campanhas sazonais, como por exemplo as que circulam da
época de Natal, Carnaval, Ano Novo, Black Friday também são vídeos
promocionais, por mais que não falem diretamente de produtos específicos às
vezes. É bem comum nestas campanhas despertar o lado sentimental do consumidor,
pois induz o consumidor a comprar para presentear ou se satisfazer
emocionalmente.
Em vídeos promocionais também são bastante usadas
técnicas de imediatismo que induzem o consumidor a adquirir um produto ou
serviço o mais rápido possível. Alguns exemplos são “Corra, pois já está
acabando, hein?!”, “Você não pode perder, é só até sábado!”, “Não fique de
fora, promoção válida para apenas para os 50 primeiros clientes!”, etc. O
imediatismo é muito utilizado em época de saldão, troca de mostruário ou
estoque, Black Friday.
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