Agência de Marketing Digital

Todo mundo fala em marketing, mas existem várias modalidades para promover a sua marca. O marketing digital é a mais popular, rápida e econômica maneira de fazer a comunicação da sua empresa. Portanto, a agência de publicidade e propaganda passou a se especializar e se tornaram agência de marketing digital, ou seja, que atendem em todos os segmentos do ramo.

Mas, primeiro, vamos conceituar o mais importante: marketing digital consiste em ações online com o
objetivo de divulgar e criar uma marca forte perante o público e atrair
clientes. Estas ações podem ser feitas em plataformas de terceiros, redes
sociais ou sites próprios e seus conteúdos têm formatos variáveis, como vídeos,
textos, áudios, infográficos, etc.

O papel da agência de marketing digital é planejar
ações de marketing digital que interajam com o público. Não basta apenas
produzir conteúdo para site e redes sociais, deve-se gerar o engajamento
dos internautas.

A persona da sua empresa

Uma agência de marketing, antes de planejar as ações de marketing, realiza uma pesquisa para identificar a persona do seu cliente. Persona é um personagem fictício que caracteriza o público-alvo de uma empresa. Mas, ao invés do público-alvo que generaliza, a persona descreve todos os âmbitos da vida de um cliente, como se fosse uma pessoa real que tem os compromissos sociais, profissionais e pessoais.

Ou seja, ao fazer o planejamento, todas as ações feitas no
meio digital serão pensadas e destinadas àquela persona em específico. Assim,
aquelas pessoas que se encaixam naquele perfil interagem com o conteúdo. Entretanto,
algumas vezes ocorrem de pessoas, que não se aplicam à persona, interagir.

Isso acontece porque, em casos de algumas marcas, o
público-alvo é muito amplo, por exemplo a Coca-Cola. Então, são lançadas ações
específicas para cada tipo de persona da marca, isto é, ações diferentes, mas
que ainda carregam a essência da empresa. No caso da Coca-Cola, a marca já
possui a fidelidade dos clientes que, mesmo não se encaixando na persona
da ação, engajam com o conteúdo, pois gostam da empresa.

Todo um estudo sobre a empresa, seu público e a sociedade
devem ser feitas pela agência de marketing digital para detectar as
melhores ações a serem feitas. Por exemplo, uma ação para uma senhora de 60
anos é diferente de uma ação para um adolescente de 15 anos.

Após a ação ser lançada, a agência de marketing digital
full service
também fica responsável pelo seu monitoramento em casos de
erros ou mesmo se houver necessidade de responder ou repostar o público. Apesar
disso, toda a movimentação é planejada antecipadamente para que a margem de
erro seja mínima.

N resultados

Depois de concluída a ação, a agência de marketing colhe
as informações obtidas durante o ato, as estuda e transforma em dados úteis
para a empresa. Por exemplo, se as personas gostaram ou não de um novo sabor de
refrigerante, qual o melhor ponto de venda de um produto etc. Então, a partir
deste relatório entregue pela agência de marketing digital a marca pode
tomar decisões acerca do seu posicionamento, produto, missão, valores,
produção, matéria-prima etc.

Toda ação planejada por uma agência de marketing deve
ter um objetivo, seja promover um produto, reposicionar a marca ou mesmo
aumentar o valor da marca para o consumidor. O intuito da ação de marketing
deve depender da demanda do próprio cliente ou da pesquisa realizada
anteriormente, na qual, provavelmente, será investigado o nível de satisfação
do público para com a empresa. Afinal, não tem como estar 100% satisfeito com
uma marca e as ações de marketing podem mudar a visão do público.

O trabalho de uma agência de marketing digital é
contínuo. Ou seja, não adianta melhorar a imagem da marca numa ação e parar por
aí. Além disso, não há interação com o público se não houver uma constância nas
ações de marketing. A frequência com que uma marca interage com seu cliente –
independentemente da plataforma, formato e conteúdo – determina o quanto ela
será lembrada na mente de um consumidor. Ou seja, deve haver uma alta
frequência de ações para que o cliente lembre da sua empresa facilmente e
consuma mais produtos e serviços dela.

O nome marketing digital parece ser fácil, assim como parece ser moleza cuidar das redes sociais. Mas, assim, como qualquer outra situação na vida, nada deve ser levado na brincadeira. O mau gerenciamento do marketing digital de uma empresa pode prejudicar a imagem e os valores dela para com clientes e possíveis consumidores. Por isso, é importante contratar uma agência de marketing digital, como a Negretti Full Marketing. Entre em contato conosco!