Como fazer um planejamento de marketing?

Como fazer um planejamento de marketing?

Todo empresário quer ver seu negócio bem, crescendo, prospectando vendas, alcançando novos e mais clientes.. porém, isso só é possível se você fizer um planejamento de marketing. No seu plano devem conter todas as ações e estratégias para se alcançar o objetivo do marketing, seja do desenvolvimento da sua marca, de um produto da sua empresa ou até mesmo um serviço que você oferece.

Como fazer um planejamento de marketing? É isso que vamos te mostrar neste artigo. Aqui você vai entender o que é, como desenvolvê-lo, alguns passos para executá-lo e as vantagens de fazê-lo.

O QUE É UM PLANEJAMENTO DE MARKETING?

Como você já percebeu, o plano de marketing é um documento desenvolvido por uma Agência de Marketing, onde constam todas as ações e estratégias que sua empresa deve adotar para alcançar os objetivos. Nesse plano podem conter o desenvolvimento da sua marca, de um produto ou até mesmo de um serviço que você oferece. O importante é segui-lo para que se chegue ao objetivo desejado. 

No plano de marketing do seu negócio, você e a agência podem criar desde um plano para curto prazo, como também por estratégias para um longo período. É ideal escolher o tipo que melhor se encaixa com as suas necessidades.

Vale lembrar que fazer um planejamento de marketing pode manter sua empresa competitiva no mercado, além de ter um papel preventivo, já que crises e situações adversas podem ser previstas e planejadas com antecedência, afinal, estamos falando de um planejamento.

COMO FAZER UM PLANEJAMENTO DE MARKETING

Seu planejamento de marketing deve ser simples e eficiente! Primeiro você precisa conhecer a sua empresa, onde e como funciona o mercado onde ela atua. Isso é extremamente importante pois todo o planejamento, estratégias, atitudes e ações que serão tomadas ao decorrer do tempo, dependem da situação atual do mercado. 

A melhor solução para isso é ter ao seu lado uma Agência 360, que tem conhecimento amplo e atua em todas as áreas do mercado. Assim fica mais fácil desenvolver um bom planejamento de marketing, que dirá como sua empresa deve se portar no mercado e garantir que ele seja bem executado. Você quer crescer, não é mesmo?

A agência de marketing e sua empresa devem acompanhar todo o desenvolvimento, produção e execução do projeto. Afinal, imprevistos podem acontecer e medidas podem ser tomadas para evitar erros. Por isso, um planejamento de marketing nunca pode ser “engessado”. Deve ser flexível.

A dica é que sua empresa comece com pequenos planejamentos para evitar imprevistos e, ao longo do tempo, com a experiência, começar a fazer planejamentos de marketing mais longos.

6 PASSOS PARA EXECUTAR UM BOM PLANEJAMENTO DE MARKETING

Eis o segredo para sua empresa ter um bom planejamento de marketing:

  1. Objetivos de marketing
  2. Perfil do público-alvo
  3. Jornada de Compra
  4. Mix de Marketing
  5. Plano de ação
  6. Controle de orçamento

Objetivos de Marketing

Se não há objetivo, não há plano de marketing! A dica é criar um objetivo por vez e alcançá-lo. Muitos objetivos podem atrapalhar o seu planejamento e dificultar o foco em todos eles. Por isso, a sua empresa e a Agência de Marketing devem deixar os objetivos bem claros desde o início do projeto, como por exemplo, aumentar o reconhecimento da marca, crescimento de vendas, conversão de clientes, etc.

Perfil do Público Alvo

Esse é um dos pontos principais do seu planejamento de marketing. Definir o público alvo é grande parte do caminho andado para desenvolver o seu projeto. Por exemplo: se você tem uma empresa que vende jogos e games para computador, suas estratégias e ações são para atingir jovens e adolescentes entre 14 e 22 anos.

Jornada de compra

Aqui é quando você efetua o funil de vendas. Se você não conhece essa estratégia, vamos tentar resumir. O funil é resumido em alguns passos como:

Mix de Marketing

“Mix” vem de “mistura”. Ou seja, é um conjunto de ações que vão influenciar o consumidor a comprar o seu produto. Nesse campo envolvemos qualidade do produto, preço, promoção, provas do produto quando oportuno. Além disso, sua empresa pode criar situações para exibir o produto, mostrar seus benefícios e malefícios, o porque o seu produto se destaca dos demais no mercado, se ele engloba algum serviço da sua empresa, etc. 

Plano de ação

É aqui que devem ser colocadas todas as estratégias e decisões que serão tomadas ao longo do planejamento. Deixe todas as atividades muito bem detalhadas, plano B, expectativas, responsáveis por cada ação, objetivos, ações a partir de cada objetivo, tudo que for necessário para todo o percurso do planejamento de marketing.

Controle de orçamento

É como diz o ditado: “nunca comece um projeto sem ter em mãos todos os recursos”. 

Orçar, planejar gastos, também faz parte do seu planejamento de marketing. Defina os objetivos, quanto você vai gastar para alcançar esses objetivos, ou até mesmo quanto você pode gastar. É preciso planejar os gastos antes de iniciar um planejamento. E claro, não se esqueça de documentar e anotar tudo. 

VANTAGENS DE UM PLANEJAMENTO DE MARKETING

O primeiro ponto positivo é que sua empresa terá uma organização para realizar qualquer projeto ou planejamento. Assim você pode tomar atitudes e realizar ações de acordo com o planejado. Além disso, há vantagens de tudo estar documentado e guardado para você acessar, verificar e alterar quando necessário. Dessa forma, sua empresa pode crescer, aprimorar os detalhes e corrigir os erros de antigos planos. 

O digital também traz vantagens. Ter um documento compartilhado ajuda para que todos os envolvidos tenham acesso. Assim, você não precisa marcar uma reunião toda vez que precisar alterar algo. 

 

ONDE ENCONTRAR UMA AGÊNCIA PARA AUXILIAR NO PLANEJAMENTO DE MARKETING?

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