Marketing digital o que é?

Muito se faz e muito se fala sobre marketing digital. Mas afinal, o que seria esse tal? Só redes sociais? Marketing com aparelhos eletrônicos? Propagandas em sites?

Com tanta mudança no cenário econômico e tecnológico, o marketing se modificou para atender às demandas das empresas e de seus clientes. Foi assim que o marketing digital surgiu por volta do ano 2000 quando os aparelhos eletrônicos passaram a ser mais acessíveis ao público.

O marketing digital envolve os dispositivos eletrônicos que se conectam à internet e, por conseguinte, às plataformas online – e, por isso também pode ser chamado de marketing online. Ou seja, apenas um eletroeletrônico, como por exemplo a televisão, não veicula marketing digital, apenas marketing offline e outbound – vamos falar sobre isso num outro artigo. Mas um celular, por exemplo, pode veicular marketing digital e online.

Além disso, celulares, smartphones, tablets, computadores,
smartTVs e a internet proporcionaram ao público maior autonomia, pois permitem
ao usuário escolher o que assistir/consumir. Ou seja, se uma pessoa não quer
ver um anúncio sobre uma loja de esportes, por exemplo, ela pode bloquear ou
simplesmente não seguir o perfil da marca. Assim, as pessoas passaram a ditar
suas preferências de consumo para o mercado – o que, antes, era feito ao
contrário: as marcas ditavam o consumo.

Então, o marketing teve que entender a sociedade novamente, se adaptar e criar estratégias para conquistar os consumidores. Por isso, houve a necessidade de se inserir novos conceitos ao marketing digital. – É importante deixar claro que nem todos pensam da mesma forma, mas acabam aplicando estes conceitos na prática subjetivamente.

Novos P’s

Marketing digital é a versão online e digitalizada do bom e velho marketing. Mas esta também é uma versão atualizada, afinal os tradicionais 4 P’s do marketing dobraram e se tornaram 8 P’s. De acordo com Conrado Adolpho, além de preço, praça, promoção e produto, temos também, agora, performance, pessoas, processos e posicionamento.

O P de pessoa também remete ao lado humano do negócio. Com
toda a automatização e novas tecnologias, o público sentiu falta do contato
humano e passou a desconfiar das máquinas e robôs que o atendia. Além disso, as
pessoas também passaram a selecionar que tipos de mídia e conteúdos consumiam,
passando assim a ter maior controle da situação.

A Performance remete ao desenvolvimento do seu produto e
serviço. Isto é, se cumpre o que promete na embalagem ou na publicidade que o
promove, se atende às expectativas do consumidor. Além disso, também engloba a
performance da experiência que o usuário teve ao comprar.

Os Processos remetem à produção de uma marca. Muito se falou
nos últimos tempos sobre trabalho escravo, sustentabilidade e veganismo. Por
isso, as pessoas estão mais conscientes sobre o que consomem. Algumas delas não
compram produtos que são testados e provenientes de animais, outras não
consomem serviços que geram um grande acúmulo de lixo no ambiente ou que poluem
bastante o ar, etc.

O Posicionamento está relacionado aos valores da marca
também. Isto é, como a marca quer ser vista pelo público. Posicionamento está
bastante relacionado à Processos, por exemplo, se uma marca não faz testes em
animais, ela se posiciona como petfriendly no mercado e, isto, agrega valor à
marca fazendo com que consumidores que também têm a mesma mentalidade consumam
dela.

Onde fazer marketing digital

O marketing digital pode acontecer em vários locais: sites, e-commerces, redes sociais, etc. Isto é, plataformas que aceitam vários tipos de conteúdo que agregam e podem interagir com os usuários.

Os sites surgiram na década de 1980 quando o acesso à
internet foi liberado para civis. Apesar disso, as empresas demoraram a criar
seus sites, afinal a maioria de seus consumidores não possuía computadores
ainda para acessá-los. Aos poucos, o mundo foi se digitalizando e os sites se
tornaram obrigatórios. Ou seja, surgiu a primeira plataforma de marketing
digital no mercado.

O e-commerce surgiu pouco depois em 1990 com o boom da internet. Na época, o e-Bay era o maior site de vendas. Hoje, a venda pela internet é uma das maiores modalidades de comércio, movimentando bilhões a cada ano. E isto se deve, em grande parte, a diversas estratégias de marketing digital.

As redes sociais chegaram depois e, atualmente, são as plataformas que mais recebem estratégias de marketing digital, pois têm maior número de usuários. Isto é, as pessoas estão mais presentes nas redes sociais, nas quais é possível identificar números de perfis que estão interessados no conteúdo das empresas (seguidores, curtidas, inscritos, etc). E, pensando nisso, as próprias redes sociais se desenvolveram para lucrar sob as marcas que as utilizavam para se promover.

As plataformas de vídeos são mais específicas, pois une o
visual ao áudio. Não há necessidade de se produzir um vídeo em alta qualidade,
entretanto a definição da imagem agrega valor ao áudio – o que, às vezes, acaba
saindo mais caro e não cabe em todos os orçamentos. Além disso, nem todas
empresas desejam fazer vídeo, apesar de gerar mais confiança ao consumidor.

Como fazer marketing digital

O marketing digital engloba outras modalidades de marketing: o inbound, o viral e o de conteúdo, das redes sociais, de busca, de influência, etc.

O Inbound Marketing atrai o cliente para sua empresa através do marketing de conteúdo, que, por sua vez, consiste na liberação de conteúdos em diversos formatos (vídeos, textos, áudios, infográficos, etc). O conteúdo pode ser bastante amplo como também focado no serviço ou produto de uma marca. A produção de conteúdo visa atrair o consumidor para sua empresa de modo que o conduz através do processo de compra. Algumas vezes, o cliente é induzido a comprar um produto que nem sempre será útil a ele, mas isso prova o quão eficiente pode ser este tipo de marketing.

Já o marketing viral é feito em formato de vídeo e liberado, geralmente, em redes sociais ou plataformas de vídeos compartilháveis. Assim, se uma pessoa gostar daquele vídeo, ela pode compartilhá-lo com outras pessoas e assim sucessivamente. O nome viral procede de vírus e tem como intuito se espalhar como uma doença viral. Este tipo de marketing só é possível acontecer através da internet, porque, por mais que o vídeo seja veiculado em televisão, ele não será compartilhado pelos telespectadores.

O marketing das redes sociais é utilizado para distribuir o marketing de conteúdo. Além disso, dentro da própria rede social é possível ser produzido conteúdo. Assim como, as redes sociais também são um meio de interação com o cliente, seja para dar assistência ou para criar um vínculo entre cliente X marca.

O marketing de influência é uma modalidade que pode ser utilizada no meio online e offline, afinal o nível de influência de uma pessoa não necessita majoritariamente da internet. Entretanto, este termo só surgiu com os influenciadores digitais das redes sociais. O marketing de influência acontece quando uma empresa contrata um influenciador digital para falar sobre sua marca, produto ou serviço.

O email marketing também só foi possível graças ao marketing digital, consiste em e-mails contendo informações sobre conteúdo, promoções, lançamentos, serviços, produtos, avisos que uma marca envia para seu cliente.

O marketing de busca também foi criado a partir da internet, uma vez que é necessário mecanismo de busca, como Google, para que se possa colocar em prática. A busca por empresas e produtos nestas plataformas fez surgir otimizações e impulsionamentos pagos pelas empresas para que seus nomes aparecessem no topo das buscas.

Ainda existem outros tipos de marketing que podem ser incluídos no marketing digital. E, claro, nem todo tipo de marketing vai se adequar a todas as empresas. É necessário um estudo da marca, do cliente, dos processos e do branding para aplicar o melhor tipo de marketing para um negócio. A Negretti Full Marketing é uma agência de Varginha, que atende a toda região, especialista em marketing digital que pode diagnosticar o melhor do marketing para sua empresa. Entre em contato conosco.