Atualmente ouvimos estas palavras com muita frequência no universo do marketing digital, mas afinal o que é Marketing de Conteúdo? Qual a sua importância? Como fazer?
Podemos dizer que o significado de Marketing de Conteúdo é relativamente novo. Somente nesse novo século que esse conceito foi forjado e que estudos, análises e experimentos começaram a ser realizados. Todavia, suas aplicações já aconteciam antes mesmo da era digital. Sim, Marketing de Conteúdo offline existe, e faz um bom tempo.
Antes de contar a história, vamos dar a definição: é todo o conteúdo feito para educar, informar ou entreter um cliente atual ou futuro com o objetivo de atrair, envolver e estimular a ação dos consumidores. Este conteúdo deve ser relevante e de qualidade para despertar o interesse do seu público de forma natural e espontânea.
A ORIGEM DO MARKETING DE CONTEÚDO
Em 1895, a John Deere lança uma revista para os seus clientes, a “The Furrow”. O sucesso do conteúdo foi tão grande, que até hoje a revista é publicada para vários países. Na verdade, conta com 1.5 milhões de exemplares em circulação em 40 países e 12 línguas diferentes.
Outros exemplos são: Michelin que desenvolveu o Guia Michelin para os viajantes em 1900; as Receitas do Leite Moça no rótulo da lata; dentre tantos outros cases de sucesso de empresas que há décadas investem em Marketing de Conteúdo em revista, TV e rádio, cumprindo exatamente o propósito do conceito: educar o público, ganhar autoridade no assunto e influenciar na decisão de compra.
MARKETING DE CONTEÚDO HOJE
Com o passar dos anos, com o avanço da tecnologia, as estratégias e o formato do conteúdo também evoluíram. E a maior revolução veio com a internet, na era digital. consumo do conteúdo mudou, está mais segmentado e compartilhável, isso porque o acesso à informação está muito mais fácil.
O cenário mudou e o consumidor está mais exigente. Exigente com o produto/serviço e com o conteúdo. Ser for conteúdo ruim, ele não quer nem saber. E se ele não quer saber do conteúdo, ele não vai querer o seu produto. Por isso é tão importante a qualidade do conteúdo oferecido.
Dentro do Marketing Digital, esse conteúdo pode ser um e-book, um filme, um vídeo, uma imagem, um texto, ou qualquer material digital interessante do seu mercado que agregue valor a sua marca e gere alguma coisa positiva para o seu publico. A propaganda se incorporou ao conteúdo digital e utiliza as multiplataformas para se beneficiar disso. Não é fácil, mas é extremamente necessário fazer Marketing de Conteúdo atualmente. E uma das ferramentas para isso é;blog.
Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam.
ALGUNS DADOS INTERESSANTES:
- Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 4x mais visitas e 5x mais;Leads;
- Empresas que publicam conteúdo no blog têm 3,7x mais visitas;
- Empresas que publicam mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego em seu site;
- 50% das empresas brasileiras aumentaram os investimentos em;Marketing de Conteúdo;entre 2015 e 2016;
- 67% das organizações pretendem aumentar seus investimentos em Marketing de Conteúdo em 2017;
- 74,8% das empresas afirmaram que o número de conteúdos publicados cresceu entre 2015 e 2016.