Com certeza você já deve ter ouvido falar sobre SEO. Ainda não ouviu? Acha que escrevemos errado? Pois não! Para começo de conversa, SEO é diferente de CEO. Sim, os termos são parecidos, mas são bem diferentes! Enquanto CEO é o diretor executivo de uma empresa, SEO é uma palavra super famosa no marketing que pode alavancar suas vendas. Quer saber mais sobre SEO? Continue lendo!
O QUE É SEO?
Quem está por dentro das tendências do marketing sabe que o SEO é a técnica que melhor garante resultados para as empresas, pois possui um ótimo ROI (Retorno sobre Investimento) e, consequentemente, garante mais vendas.
O famoso SEO significa Search Engine Optimization ou, em português, Otimização de Motores de Busca, que é a prática de aumentar a quantidade e a qualidade do tráfego do seu site por meio de resultados de mecanismos de busca orgânicos. Isto é, esse tipo de otimização permite que um consumidor potencial ache sua empresa em um mecanismo de busca, como o Google, por exemplo, mais rapidamente.
Mas não é só isso! Essa técnica é aplicada para atingir o público-alvo específico de uma marca – que é o potencial consumidor da empresa -, e ainda pode fazer com que a empresa saia na frente de seus concorrentes na lista de pesquisa.
Para simplificar ainda mais, quando o SEO é aplicado em sites e blogs, ele faz com que o link apareça no topo da busca dos mecanismos de pesquisa. Ou seja, o internauta – que já é propenso a clicar nos primeiros resultados – clica e é direcionado ao site da sua empresa e, ao navegar, pode comprar seus produtos ou serviços.
Todos os principais mecanismos de pesquisa, como Google, Bing e Yahoo, têm resultados de pesquisa primários, onde as páginas da web e outros conteúdos, como vídeos ou artigos, são mostrados e classificados com base no que o mecanismo de pesquisa considera mais relevante para os usuários.
Um blog que contém a otimização de pesquisa é aquele que trabalha com o que os mecanismos de pesquisa consideram relevantes. Por exemplo, as palavras-chaves, conteúdo em formatos diferentes como vídeos, infográficos, imagens em alta resolução.
BENEFÍCIOS DO SEO
A qualidade de tráfego é um dos melhores benefícios do SEO, pois a empresa atrai quem realmente está interessado nela e não um visitante aleatório que nunca pensou em comprar nenhum de seus produtos.
O tráfego qualificado é aquele que para o qual o Google indica sua empresa, pois está interessado em seu produto. Por exemplo, se um técnico de informática está procurando por peças de computadores da Apple, ele deve achar sites de empresas que vendam o produto que ele precisa e não um fazendeiro que quer exportar maçãs.
Ou seja, a otimização de busca serve para atingir o público-alvo em cheio, sem que haja ruídos na comunicação da empresa. Isto é, sem atingir os internautas que não se interessam pelo seu produto e caíram no site de paraquedas.
Outro benefício é que a otimização também trará mais tráfego para o blog da empresa. Afinal, os internautas tendem a acessar apenas os sites que aparecem no topo da busca e, raramente, vão para os links que estão no final da página ou mesmo nas páginas seguintes. Ou seja, o SEO traz os sites para o topo da busca e, consequentemente, estes têm mais cliques.
Além de tudo isso, os resultados são orgânicos. Isto é, não é preciso pagar para que seu site apareça no topo da busca! Quando a técnica de otimização do SEO é dominada, o site da empresa aparece instantaneamente no topo das pesquisas. Caso contrário, sem as artinhas otimizadores, a empresa deve pagar para que seu site esteja no topo pesquisas nos buscadores.
Atingir seu público-alvo sem ter que desembolsar altas valores é muito benéfico para uma empresa. Pois, assim, ela gastará menos em propagandas que não funcionam e que, geralmente, são caras, como, por exemplo, anúncios de televisão.
A otimização é o modo mais barato e eficaz de atrair o público-alvo de uma empresa. Pois não irá ser inconveniente já que o próprio público está procurando no buscador por aquilo e, portanto, possui uma certa intenção de compra – mesmo que futura. E também porque os gastos que a empresa pode vir a ter com a otimização são menores do que os gastos com outros tipos de promoção da marca, além de terem um melhor retorno de investimento.
COMO FUNCIONA O SEO
Agora que você já conhece o SEO e os benefícios que essa prática de otimização pode trazer para seu negócio, você deve estar se perguntando como funciona o SEO.
Você pode pensar em um mecanismo de pesquisa como um site que você visita para digitar (ou escrever) uma pergunta em uma caixa e o Google, Yahoo !, Bing ou qualquer outro mecanismo de pesquisa que você estiver usando responde magicamente com uma longa lista de links para páginas da web potencialmente poderia responder sua pergunta. Certo?
Mas você já parou para considerar o que está por trás dessas listas mágicas de links?
Eis como funciona: O Google (ou qualquer mecanismo de pesquisa que você esteja usando) possui um rastreador que sai e reúne informações sobre todo o conteúdo que pode encontrar na Internet. Os rastreadores trazem todos os resultados de volta ao mecanismo de pesquisa para criar um índice. Esse índice é então alimentado através de um algoritmo que tenta corresponder todos esses dados à sua consulta.
Isso é todo o SE, Search Engine, isto é, o mecanismo de pesquisa de SEO. Ou seja, é assim que funciona a “engenharia” de pesquisa do Google e dos demais buscadores.
A parte O do SEO – otimização – é onde as pessoas escrevem todo o conteúdo e o colocam em seus sites para distribuição. O conteúdo é feito de acordo com o que os algoritmos dos mecanismos de pesquisam “gostam”, isto é, daquilo que se encaixa nos números do algoritmo.
A otimização pode assumir várias formas. Desde garantir que as tags de título e as meta-descrições sejam informativas e do tamanho certo até apontar links internos para as páginas do próprio site.
COMO FAZER SEO
Criar um site otimizado
Antes de realmente criar conteúdo, a empresa necessita ter um site otimizado! Um bom site é aquele tem suas categorias de conteúdo bem separadas, é rápido para o carregamento, fácil para que o internauta navegue e com interface moderna, criativa e organizada.
Quando seu site estiver pronto para começar a caminhar nessa caminhada de SEO, é hora de aplicar essas técnicas de otimização, seja no novo ou antigo site que você está melhorando.
As modificações no site devem começar com tudo, desde a seleção de um nome de domínio compatível com SEO até as práticas recomendadas para links internos. Por isso, é importante ter um site feito por profissionais que entendem que do assunto para não errar no SEO. Não adianta fazer bons conteúdos, quando a plataforma não é otimizada.
Marketing de conteúdo
Para que o SEO funcione corretamente, deve-se aplicar o marketing de conteúdo no site. Afinal, um site não é realmente um site até que você tenha conteúdo, do contrário é apenas uma apresentação e cartão de visita online de uma empresa. Mas o marketing de conteúdo para SEO tem variáveis específicas suficientes.
Quanto mais qualidade e conteúdo relevante você tiver em seu site, maior será a probabilidade de os motores de pesquisa classificarem suas páginas mais altas na página de resultados dos buscadores.
Da mesma forma, quanto mais conteúdo atraente e eficaz a empresa tiver no seu site, maior será a probabilidade de os visitantes passarem algum tempo com qualidade no site e talvez até fazer uma compra.
O segredo para criar conteúdo otimizado para os mecanismos de pesquisa e para os visitantes do site humano é criar uma variedade de tipos diferentes de peças de conteúdo bem escritas e sobre os tópicos mais relevantes para o seu público.
Existem vários tipos de conteúdos como artigos, vídeos, podcasts, infográficos, ebooks e cada tipo de conteúdo é classificação de uma maneira pelo algoritmo do mecanismo de pesquisa. Por isso, é bom variar o tipo de conteúdo – saiba mais sobre marketing de conteúdo acessando nosso artigo – dentro de um site.
Assim, o site pode ser ranqueado em todas as modalidades do algoritmo e também agradar a todos os internautas. Afinal, enquanto um número de usuários prefere ver vídeos, outros preferem ler artigos.
Além de fazer conteúdo em vários formatos, também é necessário usar as palavras-chaves corretas, assim serão atraídos os leads corretos. Isto é, palavras e frases relevantes que um usuário do mecanismo de pesquisa pode digitar ao procurar respostas para suas perguntas ou produtos e serviços relevantes.
Ao criar conteúdo com essas palavras-chave e frases, você aumenta suas chances de ter uma classificação mais alta para essas palavras-chave na página de resultados do mecanismo de pesquisa.
Mas como detectar quais os termos corretos para se utilizar no conteúdo? É possível procurar no próprio buscador ou em softwares especializados em palavras-chave de buscadores, como por exemplo o SEM-Rush.
Outro fator que pode afetar seu conteúdo e, portanto, a classificação do seu mecanismo de pesquisa, é o quão recente é o seu conteúdo. O frescor refere-se basicamente à frequência com que sua organização publica novo conteúdo em seu site.
No entanto, a criação de conteúdo totalmente novo não é a única maneira de manter seu conteúdo atualizado. Você também pode atualizar seu conteúdo atualizando postagens, reescrevendo-as para torná-las mais eficazes ou adicionando novas informações e estatísticas ao longo do tempo.
Links relacionados
Conteúdo variado, palavras-chaves corretas, agora é hora de fazer as relações. Com o que está relacionado o conteúdo postado no site da empresa? Os buscadores mostram os sites que possuem relações com outros.
Portanto, um conteúdo deve carregar o link de outro. Pode ser uma fonte de pesquisa, um outro formato de conteúdo sobre o mesmo assunto ou uma outra postagem sobre a continuação de um assunto.
O importante é relacionar os conteúdos entre si para ser reconhecido pelo algoritmo e, assim, aparecer no topo das buscas. Mas fique atento!
É preciso ter cuidado ao relacionar os links, pois sites com spam são uma maneira rápida e fácil de banir o site dos mecanismos de pesquisa.
Além disso, também é possível que o conteúdo da empresa seja relacionado com outros conteúdos externos. Criar relacionamentos com influenciadores e fãs que criam conteúdo de qualidade e que podem linkar seu site com conteúdo às suas páginas é bastante indicado para que a criação de links relacionados seja aparentemente uma prática mais “natural”, sem erros e sem risco de spam.
COLOCANDO EM PRÁTICA
Depois de aprender mais sobre o que é SEO e como ele funciona, agora você pode trabalhar para fazer alterações em seu site a fim de melhorar seu SEO e aumentar sua classificação na página de resultados do mecanismo de pesquisa.
Comece criando algumas postagens no blog e trabalhe para criar seguidores nas mídias sociais. Depois de ter um grupo de fãs e seguidores leais, sua organização pode trabalhar para criar diferentes tipos de mídia para atrair e envolver novos leads.
Lembre-se de que existem muitos fatores que afetam sua classificação de SEO, mas a coisa mais importante a considerar é se seu conteúdo é valioso e relevante para o público-alvo.
Embora a criação de conteúdo leve tempo e recursos, será mais do que recompensador no final. Os mecanismos de pesquisa adoram um ótimo conteúdo e os consumidores precisam de conteúdo de qualidade para entender melhor o valor que sua organização pode fornecer.
Ter frequência de postagem de conteúdos é importante, Você não experimentará os benefícios do SEO da noite para o dia. De fato, pode levar meses para apreciar os resultados do seu trabalho duro.
No entanto, seguir as práticas recomendadas de SEO, criar conteúdo de qualidade focado em ajudar seus visitantes, é a melhor maneira de criar um negócio on-line sustentável que continuará a trazer novo tráfego orgânico para o site nos próximos anos.
Se ainda não se sentir seguro em postar conteúdo que otimizem sua empresa nos mecanismos de buscas ou mesmo se surgir dúvidas, entre em contato com a Negretti Full Marketing. Nós temos um time de especialistas em SEO que podem ajudar a sua empresa a ficar no topo das buscas.