A Black Friday já é amanhã! Você se preparou para ela? Como foi a comunicação da sua marca para esta campanha? Nós separamos as melhores campanhas de Black Friday para você se inspirar e fazer algo parecido.
Mas antes vamos entender um pouco sobre o fenômeno Black Friday. Esta promoção do varejo surgiu quando os comerciantes notaram que, após o feriado de Ação de Graças, a população se dispunha a comprar os presentes de Natal, já que este seria o próximo feriado no calendário. A movimentação de pessoas nas lojas na sexta-feira após o dia de Ação de Graças era tanto que um jornal, em 1975, intitulou o caos de vendas como “black friday“. A partir de então, nome caiu na boca do povo.
O costume da Black Friday iniciou nos Estados Unidos e só em 2010 veio para o Brasil. Entretanto, algumas lojas brasileiras resolveram burlar as regras e aumentavam os preços dos produtos dias ou semanas antes da data da Black Friday para, então, dar um desconto falso no dia e, assim, lucrar do mesmo jeito. Com isso, alguns consumidores deixaram de comprar na Black Friday. Mas, há alguns anos, foram instauradas regras para que os estabelecimentos participassem da promoção de modo justo para ambas as partes. Apesar de não ter grandes descontos como nos EUA, as empresas brasileiras faturam cerca de R$2 bilhões durante a Black Friday.
Preços baixos não influenciam apenas no faturamento grandioso, também é importante investir nas campanhas publicitárias de modo correto e coerente com a sua marca. Por isso, abaixo listamos alguns exemplos das melhores campanhas de Black Friday. Confira!
Colorful Week
A campanha de Black Friday pode ganhar outras cores, isto é, deixa de ser a sexta-feira preta. A variação de cor pode acontecer para que a campanha tenha as cores da marca ou também por causa dos produtos, como fez a Dafiti em 2013. O e-commerce brasileiro realizou uma semana toda de descontos: na segunda-feira foram ofertadas as roupas brancas e, por isso, foi chamada de White Monday, na terça-feira os produtos azuis ganharam desconto e foi chamada de Blue Tuesday e assim por diante. Ou seja, a Dafiti fez a White Monday, Blue Thuesday, Red Wednesday, Yellow Thursday e a Black Friday e, assim, lucrou em vários dias da semana e não em apenas um.
Movimento Anti Black Friday
Algumas empresas, como a REI, não fazem campanha para a Black Friday nem participam desta ação. Ao contrário, vão na contramão do movimento e deixam até de abrir as portas na última sexta-feira do mês de novembro. O motivo? Incentivar seus clientes a aproveitarem o dia ao ar livre. No caso da REI, um dos motes do seu posicionamento é aproveitar o dia ao ar livre, visto que é uma marca de roupas e acessórios para escalada e atividades outdoors. A campanha agora tem sua própria hashtag #OptOutdoors que significa algo como “Opte pelo ar livre” e ainda leva o mesmo conceito da primeira campanha.
Neste ano, a REI ainda decidiu ir por uma vertente um pouco diferente. Não apenas deixando de vender na Black Friday e incentivando atividades ao ar livre, como também conscientizando sobre a quantidade de plástico consumida ao redor de mundo e seu descarte indevido – especialmente de seus clientes montanhistas. A campanha modificou sua hashtag para #OptToAct que significa “Opte por agir” e convida os americanos a fazer uma grande campanha de arrecadação correta de lixo no dia da Black Friday.
Engajamento = desconto
Algumas marcas podem investir em campanhas pelas redes sociais de diversas maneiras. Transmissões ao vivo no Facebook, Instagram ou Youtube geram mais visualizações do que vídeos postados nos canais e perfis. Assim, as empresas fazem transmissões ao vivo para divulgar a Black Friday e, ao mesmo, tempo a campanha, que consiste em: quanto maior o número de visualizações, maior a porcentagem de desconto em seus produtos/serviços.
Assim, a marca atinge maior público, pois os consumidores divulgam as lives para que mais pessoas assistam e, assim, ganhem mais descontos. O mesmo resultado pode ser atingido quando se fazem eventos no Facebook, por exemplo, convidando clientes para participarem e divulgarem a campanha de Black Friday.
A campanha consiste na relação do número de presenças confirmadas no evento correspondente aos descontos da Black Friday. Então, os internautas convidam seus amigos a confirmarem no evento – e consequentemente conhecerem a marca – para obter mais descontos no dia da promoção.
Black Friday do bem
Outra campanha bem efetiva que pode ser feita é doação de parte ou do total das vendas para alguma instituição de caridade. Marcas americanas com cunho solidário e sustentável costumam fazer bastante isso, como a Patagonia por exemplo.
Neste caso é importante definir anteriormente a instituição de caridade que vai receber a doação, pois, assim, quem também veste a camiseta da causa irá comprar seu produto/serviço em prol da ação e em seu benefício próprio. Além disso, para receber mais doações, a instituição irá fazer uma divulgação gratuita da sua empresa, gerando ainda mais marketing para sua marca.
Estas ações estão relacionadas à identidade da marca e seu posicionamento no mercado. De modo que, assim, garantem seu sucesso. Portanto, antes de arriscar fazendo algo do tipo para a sua marca, analise o mercado, o seu posicionamento e o dos concorrentes, assim as chances de fazer uma campanha eficiente são maiores.
E claro, nenhuma destas campanhas aconteceu da noite para o dia. É necessário planejamento para qualquer tipo de ação de marketing. A campanha das lives nas redes sociais foi um sucesso, porque o público da marca estava mais presente nas redes sociais do que em outras mídias. Assim como as campanhas que beneficiavam uma instituição de caridade e que a boicotava a Black Friday obtiveram êxito, pois a persona das marcas era engajada com as causas defendidas. Ou seja, sem um planejamento de marketing prévio nenhuma campanha é capaz de obter bons resultados.
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