Planejamento estratégico de marketing

Ao iniciar um negócio não se deve pensar apenas no dinheiro, nas vendas, no estoque, nos funcionários, mas também na comunicação da empresa. Afinal, é através dela que uma empresa ganha clientes. Por isso, é importante fazer um planejamento estratégico de marketing antes de inaugurar seu novo estabelecimento.

O planejamento estratégico de marketing engloba não apenas as propagandas e a gestão de redes sociais. O marketing também consiste na percepção das pessoas acerca de uma marca. Por exemplo, as cores escolhidas para representar uma marca devem condizer com a imagem/sentimento que ela quer passar. Por isso é importante que ele seja feito antes de abrir o negócio, assim o risco de não ter sucesso é menor.

O planejamento estratégico de marketing está bem alinhado à criação de uma empresa. Afinal, envolve os 4 P’s do Marketing. Ou seja, refere-se a preço, produto, praça (local de venda) e à promoção da marca.

Como fazer um planejamento estratégico de marketing

Há várias maneiras de se fazer um planejamento estratégico o primeiro passo é pesquisar o mercado. Como está o mercado do seu ramo? Quantos concorrentes existem e como eles se comunicam? Quais marcas eles vendem?

A partir de então, você deve posicionar sua empresa de modo diferente – mas nem tanto – dos seus concorrentes. Isto é, você não pode ser a cópia do seu adversário, entretanto também não pode ser totalmente diferente, pois o público-alvo de ambos é o mesmo.

A incógnita do posicionamento é descobrir um pequeno erro do seu concorrente. Este erro pode ser o atendimento ruim, a disposição dos produtos dentro do estabelecimento, as promoções mal comunicadas. Por isso, é importante conhecer o mercado antes de abrir um negócio. É por este “erro” que você guiará seu negócio a ser diferente, isto é, terá um posicionamento próprio.

O próximo passo é conhecer bem o seu público-alvo: saber não apenas dados genéricos como idade, classe social, sexo, mas também sobre sua rotina, seus hobbies, qual tipo de conteúdo consome nas mídias. As informações acerca dos consumidores da sua marca devem ser sucintas a ponto de criar uma persona: um personagem fictício que é seu cliente ideal.

A partir da persona – e do tipo de canal de mídia que ela mais consome, você deve inserir sua empresa neste canal para comunicar com seus clientes. Isto é, se seu cliente prefere comprar virtualmente ou pessoalmente, se ele assiste ou não televisão, em quais redes sociais ele tem perfil, etc.

Por exemplo, um empresário quer abrir uma loja de cosméticos, mas existe uma franquia de cosméticos variados na cidade que monopoliza as vendas. Entretanto, o empreendedor descobriu através do Instagram que sua persona está se preocupando mais com o meio ambiente e os animais, por isso, ele resolveu abrir uma loja online que vende apenas cosméticos que não testam em animais com embalagens biodegradáveis.

Quando todas as vertentes do seu negócio forem descobertas e identificadas, você pode traçar metas e objetivos para sua empresa.

Matriz ou Análise SWOT

Não existe um modelo engessado ou correto para se fazer um planejamento estratégico de marketing. A matriz ou análise SWOT também é uma das maneiras de planejar as estratégias da sua marca e, geralmente, é utilizada por empresas que já estão no mercado. Esta ferramenta analisa o ambiente interno (dentro da empresa) e o ambiente externo (fora da empresa), isto é, as forças controláveis e incontroláveis, respectivamente.

SWOT é a sigla para Força, Fraqueza, Oportunidades e Ameaças em inglês – traduzindo, podemos chamar de análise FOFA -. A força está relacionada à vantagem de mercado, especialidades de uma empresa; a fraqueza, seu oposto, está relacionada às desvantagens em relação aos concorrentes. Ambas se referem ao ambiente interno e, portanto, controlável da empresa. Já as oportunidades se referem aos negócios que podem surgir, seja com clientes, fornecedores; e as ameaças referem-se aos concorrentes. Ou seja, ambas se referem ao ambiente externo que um empreendedor não pode controlar.

Quando utilizamos o termo em português, a sílaba FO (Força e Oportunidades) representa as diretrizes que podem ajudar a empresa a evoluir. Enquanto a sílaba FA (Fraquezas e Ameaças) refere-se àquilo que podem levar seu negócio abaixo.

A através da matriz SWOT é possível analisar os melhores planos a serem adotados para sua empresa. Por isso, também é possível fazer um planejamento estratégico com base nesta análise. O importante é não deixar de fazer um planejamento estratégico de marketing e deixar de empreender.

Ainda ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários, teremos prazer em te responder. Não conseguiu fazer seu planejamento ainda? Entre em contato conosco! A Negretti Full Marketing faz planejamento estratégico de marketing de empresas de todos os ramos.