O marketing de conteúdo é essencial tanto para pequenas quanto para grandes empresas! É nele que a empresa investirá para inserir conteúdos em todas as suas plataformas e assim fazer com que o consumidor se interesse por aquilo que está sendo divulgado! Não se trata de propaganda, mas sim de informação! Além do mais, investir em conteúdo traz muitas vantagens como a credibilidade, confiança na empresa e, claro, o aumento das vendas que é o objetivo de todo empreendedor. Mas a pergunta principal é: como fazer um bom marketing de conteúdo?
O MARKETING DE CONTEÚDO
Primeiramente que para realizar esse tipo de atividade é muito importante que o negócio tenha o apoio de uma empresa de marketing especializada. Assim será possível gerar um marketing de conteúdo eficiente. Os conteúdos podem ser distribuídos em todas as plataformas da empresa (site, blog, marketplaces, redes sociais, etc.). O assunto deve ser colocado de forma a trazer informação para o cliente, gerando valor no produto anunciado e atraindo o cliente para a empresa. O objetivo principal é gerar conteúdo relevante e de valor para que o cliente fidelize a empresa e queira sempre consumir daquele negócio.
Dentre os principais conteúdos estão os textos, vídeos, e-books, posts em redes sociais. Eles têm a função de ajudar o cliente a resolver os seus problemas, além de divulgar e fortalecer a autoridade da marca.
Além do mais, investir no marketing de conteúdo é ter como consequência o engajamento e crescimento de clientes, aumento da visibilidade da empresa, interação com os consumidores, além de ganhar a confiança do público e poder gerar dados para análise no pós vendas.
Nessa modalidade o principal objetivo é fazer com que todo o conteúdo seja de interesse do cliente, falar o que o cliente quer ouvir e principalmente resolver o problema que ele precisa! Se você conseguir fazer isso, com certeza está com uma das chaves do sucesso nas mãos. Vamos entender melhor como trabalhar e como fazer um bom marketing de conteúdo.
O FOCO DEVE SER O CLIENTE E NÃO O SEU PRODUTO
Este é um ponto extremamente essencial a se dizer, pois o marketing de conteúdo tem o objetivo de informar o cliente sobre tudo que o produto pode oferecer e trazer de solução para a vida do cliente. Como dito no começo deste artigo, não se trata de propaganda e sim de informação. É claro que todo empreendedor quer anunciar, mas no marketing de conteúdo o foco é informar, trazer conhecimento ao cliente sobre o que ele está comprando e como aquilo vai poder lhe atender.
Isso é importante pelo fato de que todo cliente quando tem um problema, ele vai atrás de solução, como pesquisar na plataforma do Google, por exemplo. E a empresa ao trabalhar o marketing de conteúdo de forma eficiente, trazendo informações sobre o produto e como ele pode solucionar a situação do cliente, com certeza já é um grande passo para que ele deixe de ser um visitante do site e passe a ser um potencial consumidor da sua empresa.
AS REDES SOCIAIS E SUAS FERRAMENTAS DE BUSCA
Uma das principais ferramentas de busca nas plataformas digitais são as palavras-chaves. Todas as vezes que alguém pesquisa no Google, por exemplo, “como vender melhor”, os mecanismos de busca vão direcionar todos aqueles conteúdos relacionados a essas três palavras buscadas: como, vender e melhor.
Por isso é muito importante que toda empresa tenha ao seu lado uma empresa de marketing especializada para poder gerar o conteúdo eficiente e que se encaixe nos mecanismos de busca, fazendo com que sua empresa seja um potencial a aparecer sempre em primeiro lugar quando o cliente busca pelo seu produto.
O TIPO DE CONTEÚDO
Atualmente o investimento das empresas tem sido nos conteúdos chamado de “evergreen”, que são anúncios e resultados orgânicos. Ou seja, é um tipo de conteúdo atemporal e que em qualquer tempo será útil para o cliente, seja hoje, amanhã, semana que vem, mês que vem e até mesmo daqui a anos. Essa é uma estratégia que mantém sempre a plataforma da empresa com visitações constantes, crescendo o número de usuários e garantindo resultados.
Outro ponto muito importante é saber o momento certo para oferecer o produto ao cliente. Existem situações em que o cliente necessita do produto e se precisar até paga mais por ele. É nesse momento que o marketing de conteúdo entra para mostrar aos consumidores que eles precisam do seu produto. Também é necessário entender o que o cliente procura na hora da venda, para poder criar a estratégia certa e os conteúdos com palavras-chaves principais para que o cliente te encontre na hora da necessidade.
MÃO NA MASSA
Com tudo em mãos é hora de criar e desenvolver conteúdos e textos que tragam a resposta daquilo que o cliente precisa. Existem inúmeras formas de se trabalhar isso: posts, infográficos, vídeos, e-books, cases e apresentações. Se todo o conteúdo for trabalhado de forma eficiente, com certeza a empresa terá grandes chances de se tornar a número um na busca pelo cliente quando ele precisar.
Porém também é preciso sempre tomar cuidado, pois é importante fazer uma checagem de todo o conteúdo para ter certeza de que ele está realmente trazendo informação e não propaganda, e se ele está respondendo a necessidade que o cliente tem pesquisado.
FACILITE O CONTATO COM O CLIENTE
Às vezes o empreendedor fica tão focado no desenvolver do marketing de conteúdo que esquece do processo final que é a compra e venda para o cliente. Por isso é extremamente importante que durante o desenvolvimento do marketing de conteúdo, sejam estabelecidas e criadas formas de facilitar com que o cliente chegue até sua empresa. Criar canais de comunicação online é uma excelente escolha. Facilitar isso é extremamente importante para garantir a venda do seu produto.
E não se esqueça: a sua empresa pode ser uma, mas seus clientes são diversos. Ou seja, é necessário criar marketing de conteúdo pensando nas adversidades de clientes que sua empresa tem. Crie conteúdo diversos, cada cliente tem uma necessidade.
Ter o contato com o cliente é essencial! E esse contato mais próximo via WhatsApp, por exemplo, é uma excelente maneira de também desenvolver o marketing de conteúdo para divulgar sua empresa e atender as necessidades dos clientes. Além, é claro, de que um contato mais próximo tende a ser mais acolhedor e o cliente se sente importante.
Mas nada disso é possível se a empresa não possuir uma empresa de marketing especializada ao seu lado e garantir uma equipe completa.
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