Você já deve ter visto que o marketing de conteúdo está em alta nos últimos tempos, certo? Se você ainda não está por dentro do mundo do marketing, a gente preparou um guia sobre o marketing de conteúdo e todas as razões para a sua marca se tornar adepta desta nova modalidade que atrai um público interessado no seu produto/serviço e possíveis clientes.
O marketing em si possui várias modalidades que se adaptam ao mercado de acordo com a evolução da tecnologia e com as demandas dos consumidores. Não estamos falando de demanda de produtos, e sim a demanda de informações, sentimentos e tratamento que os consumidores pedem para as marcas de forma (quase) silenciosa.
Não é segredo que as formas tradicionais de marketing, que interrompem as pessoas no meio de tarefas importantes, são menos eficazes para alcançar clientes em potencial e converter leads em clientes. O marketing de conteúdo se tornou uma forma interessante e viável, pois é mais atrativo que algumas formas tradicionais de marketing, pois envolve o público-alvo no universo da marca, gerando conteúdo relevante para esse público.
O QUE É MARKETING DE CONTEÚDO?
O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de marketing focada na criação e distribuição de conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter um público claramente definido e, finalmente, direcionar ações lucrativas para o cliente.
Esse processo estratégico de marketing e negócios é focado na criação e distribuição de conteúdo informativo, educativo e importante para atrair e reter um público segmentado que se encaixe na persona da marca e que, futuramente, irá adquirir seu produto/serviço.
É tudo sobre o seu público, o que eles valorizam e como você pode ajudar a educá-los. Portanto, as pesquisas de público devem ser utilizadas em massa para saber qual a demanda do seu cliente. Por vezes, nem mesmo o cliente sabe o que ele quer ou qual problema ele tem, entretanto, só ele conhece suas dores. E cabe às marcas oferecer soluções para seus problemas através de conteúdos que o levem a adquirir um produto ou serviço que o ajude de alguma forma.
Quando feito corretamente, isso ajuda a criar um relacionamento com seu público, o que leva à confiança. E se o seu público confiar em você, eles estarão mais dispostos a negociar com você quando estiverem prontos para tomar uma decisão de compra. Além disso, a após o fechamento da compra, se o cliente realmente estiver satisfeito, ele pode indicar para outras pessoas. Ou seja, a partir da satisfação de um cliente, pode ser criada a comunidade de fãs da marca que irã fazer marketing gratuito, isto é, indicar para pessoas próximas a ele.
Ao fornecer aos membros da audiência com conteúdo útil para educá-los sobre seus produtos e serviços – e mostrar como esses produtos e serviços resolvem efetivamente seus pontos negativos e desafios – você não só pode aumentar as conversões e receitas, como também pode melhorar o reconhecimento e criar um senso de comunidade em torno da sua marca.
POR QUÊ FAZER?
A distribuição de conteúdo relevante faz parte da estratégia de Inbound Marketing que consiste em atrair o cliente para a empresa, ao invés de correr atrás do cliente e competir acirradamente com os concorrentes. O marketing de conteúdo pode ser chamado de Guerra Fria do marketing, pois as empresas disputam pelo consumidor através de conteúdos liberados em seu próprio domínio (site, blog, rede social) exaltando os benefícios de seus produtos/serviços sem atingir diretamente o concorrente.
O marketing de conteúdo não é apenas o processo de planejamento, criação, distribuição, compartilhamento e publicação de conteúdo para atingir seu público-alvo. Como empresa, essa tática pode ajudá-lo a melhorar o conhecimento da marca, aumentar as vendas, conectar-se com os membros do público-alvo e envolver clientes em potencial e clientes.
Assim, o marketing de conteúdo trabalha mais a persuasão com o cliente para que ele compre e, no meio tempo, além de fechar um negócio, a empresa também pode atrair fãs, defensores e promotores de sua marca.
Isto é, ao construir um relacionamento com o cliente ao longo da liberação de conteúdo para atraí-lo para a compra, a marca também desperta o respeito, carinho e confiança do consumidor. Assim, após o objetivo de induzi-lo a compra ser concluído, o consumidor pode ser fidelizado à marca e, além de comprar mais produtos, também pode se tornar um defensor da marca nas redes sociais ou também promover a marca em seu próprio perfil e indicá-la para amigos e familiares.
Portanto, o marketing de conteúdo não deve ser visto apenas como um outro meio de lucrar em cima do cliente, mas também é uma ferramenta que pode – e deve – ser utilizada para criar uma comunidade de fãs da marca. Assim, a marca cresce em todos os âmbitos e fica cada vez mais fácil promovê-la para outro tipo de público.
TIPOS DE CONTEÚDO
Assim como outras modalidades de comunicação de marca, o marketing de conteúdo também tem suas variedades que devem ser levadas em conta devido ao tipo de público com que a marca deve falar. Além disso, a empresa também deve escolher o melhor modo de se comunicar. Isto é, os tipos de marketing de conteúdo devem ser condizentes com os valores e a identidade de uma marca.
Embora o marketing de conteúdo seja uma tática aplicável e útil para quase todas as empresas, debater maneiras criativas e persuasivas de alcançar e converter seu público-alvo não é uma tarefa simples.
Até aqui você entendeu que sua empresa deve ser adepta e praticar o marketing de conteúdo. Agora vamos te explicar como devem ser feitos os conteúdos para sua marca converter mais leads.
Redes Sociais
Com mais de 3,7 bilhões de usuários globais, é fácil entender por que tantas empresas investem em marketing de conteúdo de mídia social. Existem várias plataformas (como Facebook, Instagram, Pinterest, LinkedIn etc) para trabalhar e várias maneiras de criar e compartilhar conteúdo de mídia social em cada uma delas (como fotos, vídeos ao vivo e pré-gravados, e histórias). Todas essas plataformas e maneiras de compartilhar seu conteúdo oferecem uma infinidade de oportunidades para se conectar com seu público.
É importante ressaltar que cada rede social tem um público específico. Ou melhor: o público interage de maneiras diferentes em cada plataforma. Por exemplo, uma mesma pessoa pode ter perfis no Linkedin e no Facebook, mas, enquanto no Facebook ela é mais descontraída, no Linkedin ela assume uma postura mais séria. Ou seja, as próprias redes sociais delimitam o tipo de conteúdo e, consequentemente, o comportamento de seus usuários.
Entretanto, esse fato pode ajudar as empresas a escolher melhor em qual rede social estar presente. Porém não se pode limitar os conteúdos de uma marca a apenas uma mídia social, pois seu público também está presente em outras, se comportando de maneira diferente e isso deve ser aproveitado para criar a comunidade da marca.
Por exemplo, a Sadia é uma empresa que vende para supermercados, ou seja, B2B e, portanto, é mais indicado que ela esteja presente em redes sociais como o Linkedin para encontrar clientes. Entretanto, a Sadia está também presente no Instagram e Facebook que são mídias mais descontraídas com quem ela se relaciona com seu consumidor final – isto é, aquele que compra o produto da Sadia no supermercado -para criar sua comunidade de fãs. O conteúdo varia de acordo com o público da sua rede social e com o objetivo da campanha.
Além de tudo isso, as redes sociais podem receber diferentes formatos de conteúdo: vídeos, textos, imagens, áudios. E cabe à cada empresa definir qual o melhor formato para passar sua mensagem para o público – o que pode ser feito após testes e também observação dos concorrentes.
Vídeos
Os vídeos são uma maneira de conteúdo que mesclam o áudio e o visual: quem não pode ver, ouve e quem não pode ouvir, vê. Assim muita gente prefere os vídeos a outros tipos de conteúdo, pois podem realizar outras ações assistem ao vídeo.
Além disso, o marketing de vídeo pode aumentar as conversões, melhorar o ROI e ajudar a criar relacionamentos com os membros da audiência. Por se tratar de um meio audiovisual, os vídeos transmitem sensação de tecnologia e confiança ao mesmo tempo, pois pode humanizar uma empresa.
Por exemplo, o dono e funcionários de altos cargos de uma empresa de exportação podem fazer vídeos com conteúdo relevante para atrair clientes, mas ao mesmo tempo inicia um bom relacionamento com o cliente. O fato de ser uma pessoa da empresa que está aparecendo no vídeo humaniza a empresa e passa confiança e segurança para o cliente que, por sua vez, deve escolher uma empresa de exportação a dedo para evitar possíveis acidentes e roubos. E uma vez que ele conhece a pessoa por trás de quem faz as transações da sua empresa, ele se sente mais seguro em contratá-la.
Os vídeos podem ser compartilhados em plataformas de mídia social, páginas de site, blogs, anunciados ou nos sites de seus parceiros – expandindo seu alcance em diferentes mídias. Cabe à empresa e seu departamento de comunicação decidir qual o melhor local distribuir aquele conteúdo.
Infográficos
Os infográficos exibem informações e dados em um formato gráfico super fácil de entender. Com uma mistura de palavras simples, declarações breves e imagens claras, os infográficos são uma ótima maneira de comunicar efetivamente seu conteúdo.
Eles funcionam bem se a marca estiver tentando elaborar um tópico educacional e/ou complexo para que todos os membros do público possam entender. Nesse ponto, é necessário a contratação de um bom designer para que o conteúdo seja transcrito de forma leve e didática.
A distribuição de infográficos é mais indicada para blogs e sites, uma vez que eles podem ser anexados com um texto para explicar melhor os dados, caso algum internauta não tenha entendido a mensagem. Além disso, o texto também pode acrescentar informações às do infográfico em si. Entretanto, não se descarta a distribuição de pequenos e simples infográficos nas redes sociais, pois este tipo de conteúdo pode gerar um engajamento maior.
Blogs
O blog tipo de conteúdo poderoso para o Inbound Marketing e o compartilhamento de informações com seus clientes e público-alvo (seja educacional, relacionado ao cliente ou relacionado ao produto). Isto é, as landing pages funcionam bem em blogs e são um meio de “cobrança” do leitor para ele consumir aquele artigo. Os blogs podem ser usados para converter leitores em clientes, aumentar o reconhecimento da marca e/ou criar relacionamentos com seu público.
Textos longos são formatos bastante usados nos blogs, entretanto a maioria das plataformas comporta também vídeos e imagens. Assim, é indicado que o conteúdo seja mesclado entre artigos, infográficos, vídeos, podcasts.
Dependendo do objetivo do seu blog específico, a marca pode promover outro conteúdo, vinculando a várias postagens dentro do próprio blog, compartilhando links para suas páginas de mídia social, vinculando aos sites e produtos de seus parceiros ou escrevendo sobre sua linha de produtos, benefícios, tutoriais etc.
E-books
Os e-books são bem mais extensos que os artigos a serem compartilhados pelo blog, afinal são livros que aprofundam mais no assunto e, portanto, um pouco técnicos. Mas não tão técnica a ponto de que uma pessoa que não seja da área não entender.
Além disso, os e-books também podem contar com a ajuda de infográficos, imagens e até mesmo gráficos, que são um pouco mais complexos de interpretar. Afinal, quem deseja ler um ebook é um internauta realmente empenhado em entender sobre o assunto e disposto a passar horas estudando sobre aquilo.
Entretanto, como estamos falando de conteúdo empresarial que visa a conversão de um cliente, um ebook não pode ser muito extenso nem entregar tudo sobre o produto ou serviço prestado. Por isso, é indicado um ebook de aproximadamente 10 páginas para distribuição gratuita através de sites, redes sociais e anúncios.
Apesar de ser um conteúdo gratuito, para que o internauta tenha acesso ao ebook, ele deve ceder algumas informações como nome, email, algumas empresas ainda pedem telefone/Whatsapp, local de trabalho, profissão e cidade onde mora. Essas informações podem ser utilizadas pela empresa para entrar em contato novamente com o cliente através de um email, ligação ou mensagem. Por isso, deve-se ter cuidado ao pedi-las, pois o usuário não pode perder o interesse no ebook ao preencher seus dados para obtê-lo.
Podcasts
Os podcasts se tornaram um meio de conteúdo popular devido à sua conveniência – qualquer pessoa pode escutá-los enquanto está no trânsito, fazendo exercícios ou alguma outra tarefa em casa. Por isso, muitas empresas começaram a criar podcasts.
O conteúdo em áudio ajuda a melhorar o conhecimento da marca, a criar relacionamentos com os membros do público e a promover seus produtos, serviços e parceiros. Por exemplo, podem ser distribuídos conteúdos relacionados aos benefícios do produto ou mesmo conteúdo que descreva os sintomas dos problemas que os ouvintes sabem que tem, mas ainda não sabem como solucionar e, assim, criar uma estratégia de atração através de podcasts.
Anúncios
Teoricamente os anúncios não são um tipo de marketing de conteúdo em si, entretanto os conteúdos podem ser impulsionados através dos anúncios, assim como também podem ser criados conteúdos específicos para anúncios.
O tráfego orgânico criado pelo conteúdo e pelo Inbound marketing está se tornando cada vez mais popular entre todos os tipos de empresas. No entanto, as redes socais estão tomando proveito disso e entregando o conteúdo cada vez menos. Por isso, os anúncios de conteúdo pago podem ajudar você a atingir seu público-alvo e permitir que você se posicione em todos os lugares que deseja ver.
Existem várias maneiras de criar e publicar seus anúncios de conteúdo pago. Você pode compartilhar anúncios pagos nas mídias sociais ou publicar anúncios digitais em sites na forma de banners ou conteúdo patrocinado no próprio Google e direcioná-los para seu site ou blog. Entenda mais sobre o assunto, clicando para ler este post aqui.