Empreenda com sucesso: planejamento estratégico e branding não tem idade

Você fica sempre dando desculpas para não empreender? Uma
hora é a falta de dinheiro, outra é a dificuldade em achar um espaço… Pare de
se iludir! Quem quer empreender, empreende de qualquer jeito!

E é aos trancos e barrancos que nascem os melhores empreendimentos. Não adianta querer começar já sendo grande, é com pequenos passos que se constrói um castelo. Todos os negócios começam aos poucos e caminham devagar, é no tempo de cada um que o sucesso bate à porta!

Não tem receita certa para empreender com sucesso, mas existe a receita de um bolo de cenoura delicioso e foi assim que Palmirinha Onofre começou sua vida como empreendedora. Depois de separar do marido, Palmirinha passou a vender doces e salgados para sustentar as filhas. Por isso, ela foi convidada para um programa de televisão para contar sobre a vida de mãe solteira.

Num único programa ela conquistou o público e, logo, foi convidada a fazer um quadro de culinária num programa da Record. Na época, Palmirinha já estava na casa dos 60 anos. E desde então, ela já fez participações em vários programas, quadros e teve também um programa de televisão no qual apresentava e fazia receitas. Dois anos após deixar as telas, Palmirinha quis voltar às origens. Aos 88 anos, a idosa descobriu como empreender com sucesso!

A Casa da Vovó Palmirinha

Em dezembro de 2017, Palmirinha e outros dois sócios abriram seu primeiro café em São Paulo. Desta vez, Palmirinha fez desde o planejamento estratégico até a gestão de marca de sua empresa, o famosos branding. A senhora, famosa por suas receitas, associou seu nome da rede de cafeterias de Gustavo Quattrone e Sérgio Chamma e licenciou sua marca, a Casa da Vovó Palmirinha.

Mas Palmirinha não empresta só sua imagem à cafeteria. Ela também aprova todas as receitas das bebidas, doces, bolos e salgados que são vendidos no estabelecimento. Ao todo são cerca de 20 fornecedores que tiveram que adaptar suas receitas às da idosa. Um cuidado especial para agregar mais valor à sua marca.

Além disso, Palmirinha faz questão de que a decoração também leve um pouco de sua personalidade. “Queremos que cada loja seja um pedacinho da casa da própria Palmirinha”, diz Gustavo Quattrone. Nas cores branca e vermelho, sua marca registrada, as louças, guardanapos e copos levam a estampa do emblema da Casa da Vovó Palmirinha.

Desde a abertura, a Casa da Vovó Palmirinha abriu mais duas
filiais na mesma cidade. Os sócios pretendem expandir pelo estado São Paulo,
seguindo pelo Rio de Janeiro e, então, pelo país todo. O plano é chegar em quinze
unidades até o final de 2020.

O sucesso da Casa da Vovó Palmirinha se deve ao planejamento estratégico correto feito pelos sócios. Eles pesquisaram o mercado e descobriram não ter nenhum concorrente com uma marca forte. Assim, a imagem de Palmirinha – forte por ser conhecida pelo país todo – se tornou a identidade e os valores da empresa: uma cafeteria que vende os quitutes preparados com amor e carinho pela vovó do Brasil.

E você? Está esperando o quê para empreender? A Negretti pode te ajudar com a criação e a comunicação da sua marca. Entre em contato com a gente. Ah, você já empreendeu? Conte para gente sobre o seu negócio.

RECENTES