Agência de Inbound Marketing: o que é?

Todos dizem que você deve procurar uma agência de Inbound Marketing para sua empresa, mas ninguém te fala o que é, onde achar ou como procurar. Mas fique tranquilo. Nós vamos te ajudar!

Primeiramente, vamos definir Inbound Marketing: é o tipo de marketing que atrai o cliente a sua empresa através de conteúdos liberados online. Portanto, uma agência Inbound Marketing é especialista em tornar uma pessoa qualquer em um cliente da sua empresa.

“Transformar estranhos em amigos para enfim transformar amigos em clientes.”


Seth Godin, Marketing da Permissão, 2000.

Uma Agência de Inbound Marketing é capaz de entender
seu público-alvo e, a partir dele, estabelecer uma persona – que é como
um personagem fictício que representa o cliente da sua empresa -. Várias
pesquisas são feitas para entender desde os hábitos até os pensamentos da
persona de uma empresa.

A agência de Inbound Marketing tem a ferramenta
necessária para fazer essas pesquisas. Afinal, eles investem em softwares de
ponta para fazer a pesquisa de forma mais ágil e precisa possível. Pois, uma agência
de Inbound Marketing
atende vários clientes ao mesmo tempo, sendo assim
necessário o investimento.

Após a pesquisa, a Agência de Inbound Marketing coloca sua empresa nas plataformas que sua persona frequenta. Isto é, cria site e perfis da sua empresa Instagram, Facebook, LinkedIn, Youtube, etc. Através desse site e perfis, a agência de Inbound Marketing passa a postar conteúdos de interesse dos seus clientes.

Os conteúdos podem ser vídeos, textos, podcasts, etc. O
formato depende da pesquisa feita pela Agência de Inbound Marketing.
Pois é, através desta pesquisa que é descoberto o tipo de conteúdo mais
consumido – e, consequentemente, preferido – da sua persona.

Inicialmente, o conteúdo não necessita ser sobre sua
empresa, seu produto ou serviço. Na verdade, o conteúdo pode ser bem amplo -mas
que, ainda assim, tenha relação com seu negócio. Pois, o intuito da liberação
de conteúdo é atrair o público.

Atrair público não significa que todos serão seus clientes.
De fato, a maioria pode nem vir a comprar da sua marca. Mas, para a sua
empresa, é bom ser vista como autoridade no assunto do seu negócio. Pois,
mesmo que a pessoa que teve acesso ao seu conteúdo não comprou de você, ela
pode te indicar para o círculo social dela.

Mas se eu faço Inbound Marketing para todo mundo, como saberei quem vai ser meu cliente ou não?

O Inbound Marketing está atrelado ao Marketing de
Conteúdo
. Isto é, aqueles conteúdos em forma de vídeos, textos, etc. Estes
conteúdos são responsáveis por selecionar seus clientes. Pois cada tipo de
conteúdo é destinado para uma persona dentro de uma etapa da fase de compra.

A jornada de compra também pode ser chamada de funil de
vendas
. Este processo tem três fases: topo, meio e fundo. O conteúdo de topo
de funil
é destinado a todas as pessoas, todo tipo de público, mesmo aquele
que não esteja procurando por nada específico na internet. Por isso, é um
conteúdo mais amplo que fala sutilmente sobre seu produto ou serviço, mas não
sobre sua empresa.

Já o conteúdo liberado para a fase de meio de funil é
destinado para o público que já tem algo em mente a ser pesquisado, ou até
mesmo alguém que quis ir mais a fundo após consumir o conteúdo de topo de funil
e se interessar pelo assunto. Falar sobre seu produto ou serviço nesta etapa é possível.
Entretanto, não há necessidade de citar sua marca, na maioria dos casos.

A última etapa da jornada de compra é o fundo do funil,
quando o internauta já sabe o que procura em termos de serviço e produto. Por
isso, nesta etapa, a divulgação da marca e do produto/serviço é livre.
Portanto, deve haver landing pages e contatos de email, telefone e whatsapp
explícitos nesta etapa. Afinal, é através do fundo de funil que se consegue
clientes.

É importante ressaltar que o público navega pelas três fases
de forma indistinta. Ou seja, pode começar no fundo de funil e ir para o topo,
pular e voltar etapas. Por isso, é recomendável manter sempre informações de
contato e box de atendimento online ou landing pages. Pois a venda pode
ocorrer antes mesmo do internauta chegar ao fundo do funil.

Não se preocupe, a agência de Inbound Marketing faz tudo isso para você

O Inbound Marketing é capaz de trazer o público até sua empresa a partir de conteúdo gratuito liberado na internet. A Agência de Inbound Marketing oferece o serviço de criação de site e redes sociais para sua empresa, assim como também criação de conteúdo para estas plataformas.

Entretanto, dependendo do formato do conteúdo, é necessário
a presença do empreendedor – ou mesmo a criação de uma mascote para a marca. Pois
toda marca necessita ser humanizada através da interação. A humanização
se faz necessária para criar intimidade com o público e torná-lo um amigo da
marca. Assim, o público se sente confiante com a empresa e se torna, não só um
cliente, como também um promotor da marca.

A Agência de Inbound Marketing realiza a parte
técnica do trabalho. Mas não é possível realizar a interação humanizada com seu
cliente. Isto é, a agência de Inbound Marketing pode levar um cliente
até sua empresa, mas a venda, geralmente, fica por sua conta. Isto acontece
porque o público desconfia quando interage com robôs. Por isso, podem aparecer
perguntas óbvias nas caixas de atendimento online.

Inbound Marketing é um trabalho em equipe: a agência
de Inbound Marketing
cria a parte técnica e o empreendedor é responsável
por finalizar a venda e fazer a humanização.

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