Criação de site para empresa é importante?

Sua empresa já tem site? Ainda não?! Que pecado. Como já diz Bill Gates, “se sua empresa que não está online, ela não existe”. Está esperando o quê para fazer a criação do site da sua marca?

Com o avanço da tecnologia, as pessoas estão cada vez mais
conectadas ao mundo online. A internet possibilita a conexão entre
várias pessoas simultaneamente, assim como o acesso a informações instantâneas
de qualquer parte do mundo. Muitas profissões surgiram a partir do desenvolvimento
da tecnologia, as relações se tornaram mais diferentes, assim como o consumo.
Todos tiveram e ainda continuam tendo que se adaptar à tecnologia. Quem não o
faz, acaba ficando para trás.

As mudanças estão ocorrendo tão repentinamente que quem não muda com elas acaba ficando obsoleto e esquecido. Por isso, empresas tradicionais faliram e negócios arcaicos não chegaram a ir em frente. Muitos destes não incluíram a tecnologia em seu processo de venda ou mesmo nem pensaram na criação de sites e redes sociais para suas marcas. Assim, estes estabelecimentos foram sendo esquecidos por seus públicos. Se a persona se esquece de consumir em tal loja, esta empresa pode vir a fechar as portas. Afinal se não ocorrem vendas não há lucro.

Se as pessoas mudaram, o consumo se modificou e as empresas também tiveram que se reinventar. Com a criação de sites de venda, os e-commerces, produtos podem ser comprados online e recebidos em casa, serviços podem ser adquiridos pela internet e serem recebidos em um ponto prévio acordado, no próprio computador – como é o caso de aulas e cursos, por exemplo – ou até mesmo em casa, se for, por exemplo, massagens e manicures.

Conseguiu entender o quão é importante sua marcar estar online? Todas as empresas devem fazer a criação de site e redes sociais, pois os clientes fazem buscas online e, assim, acham sua marca mais facilmente. Mas, calma, também não é fácil assim!

Assim como você movimenta seu estabelecimento físico, sempre renovando a vitrine e fazendo promoções, o meio online também precisa ser movimentado. É, então, que entra o marketing de conteúdo. Mas, vamos por partes. Primeiro faça a criação de site para empresa!

Criação de site gratuito

O próprio Google possui uma ferramenta que ajuda alavancar sua empresa: o Google Negócios. Ele possibilita aos empresários criar um perfil gratuito para suas marcas através de sua própria conta do Google. Ao realizar uma pesquisa na busca do Google, as empresas que utilizam esta ferramenta aparecem do lado direito da tela com uma ficha de apresentação que contém todos os seus dados: telefone, email, site, horário de funcionamento, endereço e uma pequena descrição.

Além do perfil, também é possível fazer a criação de site para sua empresa. Com uma interface simples e fácil de mexer, será possível acessar seu site por computador e smartphone de maneira otimizada. Isto é, não irá ocorrer uma desconfiguração do layout, pois ele irá se adequar a todo tipo de tela.

O domínio do seu site fica determinado pela plataforma, que inclui “negocio.site”. Ou seja, para que o cliente acesse o site da empresa deve ser digitado www.nomedaempresa.negocio.site.br, por exemplo.

Porém, você pode comprar o domínio do site da sua empresa. Afinal,
o domínio próprio traz credibilidade para sua empresa. Pois quando um
cliente se depara com um site difícil de memorizar e com vários elementos
pontuados, ele pode desconfiar que você não tem compromisso suficiente com a
sua empresa a ponto de não criar, no mínimo, um domínio próprio.

Mas, lembre-se! Você não está contratando o Google para criação de site, você mesmo terá que fazer seu site e deverá se encarregar de alimentá-lo com conteúdo. Ou seja, além de empreendedor, você também se torna um pouco de programador, design e redator. Isto é, mais uma tarefa para você fazer pelo seu negócio.

Mas, então, por que eu contrataria alguém para fazer criação de site?

Porque o Google não se importa com seu cliente nem com
seu nicho de negócio.

Entenda, cada empresa atua num segmento e tem um
público-alvo específico (as famosas personas). Portanto, se cada marca
tem suas especificidades, seu site também deve incluí-las. O Google apresenta
um modelo de site genérico para todas as empresas. Isto é, o site de um
restaurante vai ter o mesmo layout de um site de uma loja de roupas, por
exemplo.

E se estabelecimentos de outros segmentos podem ter o mesmo
tipo de site que o seu, por que o concorrente também não pode ter?
Quando uma agência é contratada para fazer um site, eles fazem uma pesquisa de
mercado antes da produzirem a interface que evita que seus concorrentes tenham
sites iguais. A diferenciação não se faz necessária apenas porque são
concorrentes, mas também porque o melhor site tem mais chances de conquistar
mais clientes.

Além do layout, o Google não dá a opção de e-commerce. Portanto, para que sua empresa venda online, você terá que investir na criação de site próprio para isto. Enquanto, se o site for feito por alguma empresa, a opção de e-commerce já pode estar até inclusa no orçamento.

Quando contratadas, uma agência de publicidade ou uma empresa especializada em sites garantem todo a criação de site. Desde o desenvolvimento de todas as páginas do menu, passando pela produção de conteúdo e chegando aos botões de compartilhamento e contato. Além disso, muito mais elementos são oferecidos por estas empresas a um preço justo, por exemplo slide bars, email marketing.

Outra vantagem é que no site do Google não são oferecidas landing pages ou atendimento online. Estes itens são praticamente obrigatórios nos contratos com empresas que fazem criação de site. Afinal, eles sabem que estas ferramentas são essenciais para a conversão de clientes e, consequentemente, para as vendas.

Como faço para conseguir clientes através do site?

Não basta apenas fazer a criação de site moderno e de design descolado, também é preciso investir no conteúdo dele. O público procura sanar suas dúvidas ou aprender algo novo na internet e os sites são fontes de conhecimento! Por isso, as informações inseridas nos artigos do seu site devem ser verdadeiras e confiáveis, pois é através delas que sua empresa ganha credibilidade.

Mas para realmente converter o público em cliente, sua
empresa deve ser a expert no assunto do seu segmento. Para isso, muitos e bons
conteúdos devem ser gerados não só em forma de artigos, mas também de vídeos,
imagens, infográficos, ebooks.

Entretanto só liberar conteúdo não garante suas vendas.
Além disso, seu conteúdo deve chamar o público a entrar em contato com sua
marca, seja por comentário, por email ou Whatsapp. Para isso, são inseridas
caixas de diálogo ao final ou na lateral da página. Este tipo de chat é
conectado ao seu celular, assim, quando um cliente entrar em contato, você
poderá respondê-lo imediatamente. Por vezes, o público pode contatá-lo apenas
para se assegurar de que existe uma pessoa de verdade lhe respondendo, pois
isto lhe transmite segurança. Quando houver o contato de um possível
cliente, mesmo que ele não compre, salve seu contato – seja email ou número de
whatsapp -, para sempre lhe mandar conteúdos interessantes e fidelizá-lo.

Além de todo o contato com o público também é necessário
pensar na usabilidade do seu site. É fácil navegar por ele? O design
thinking
pensa em toda experiência do usuário dentro do site, que deve ser
facilitada, dinâmica e rápida. Para isto, não basta apenas um bom designer, mas
também um bom servidor.

Por estes e outros motivos – como, por exemplo, manutenção e auxílio para manusear o site – é mais vantajoso contratar uma empresa especializada em sites ou mesmo uma agência de publicidade – ainda mais estes que, com certeza, devem possuir redatores e câmeras para produzir seus conteúdos- para fazer a criação de site da sua empresa.

Ainda está com alguma dúvida? Deixe seu comentário. Quer fazer a criação de site para sua empresa? Nós fazemos também! Entre em contato conosco!