Agência de marketing especialista em varejo

Agência de marketing especialista em varejo

O marketing de varejo é o conjunto de atividades executadas para gerar interesse das pessoas e, consequentemente, converter em vendas.

Se o varejo é a comercialização de produtos ou serviços para o consumidor final no ponto de venda, o marketing de varejo é a estratégia que leva os varejistas em direção a esse objetivo. E a agência de marketing especialista em varejo é quem ajudará a efetivar essa estratégia da maneira mais assertiva possível.

Existem várias formas para se conseguir atingir as metas estabelecidas, mas existem quatro pilares básicos que não podem faltar em nenhuma das estratégias do setor:

  • Produto
  • Preço
  • Praça
  • Promoção

Se trabalhados juntos, estes pontos funcionam em equilíbrio e compõem a estratégia de marketing perfeita para o varejo.

Leia o artigo a seguir e fique por dentro de como uma agência de marketing especialista em varejo pode ajudar a tornar a estratégia de marketing de varejo de sua loja mais efetiva.

COMO FUNCIONAM OS PILARES BÁSICOS DO MARKETING DE VAREJO?

Vamos começar do começo: os 4 Ps do marketing, aplicáveis ao marketing de varejo, é um modelo inicialmente proposto por Jerome McCarthy, que acabou difundido por Philip Kotler, considerado o pai do marketing moderno.

Confira o que são cada um desses 4 Ps:

PRODUTO

O primeiro P diz respeito ao produto em si, que é a fonte dos lucros da empresa.

O produto deve ser a extensão física da marca, pois é a única parte dos negócios que chega até o cliente de maneira concreta. Ou seja, o consumidor pode experienciar de maneira sensorial o trabalho que foi investido na mercadoria.

Entende-se, portanto, o produto como ponto inicial da construção do processo de marketing, porque ele materializa aquilo que foi divulgado nas ações promocionais.

 

PRAÇA (LUGAR)

O segundo P diz respeito ao lugar onde o produto será vendido e como o consumidor terá acesso a ele.

No caso das lojas físicas, entram em voga questões como endereço, espaço onde o cliente é recebido, se a loja está localizada em região central ou em algum bairro industrial.

Já no caso dos e-commerces, é necessário compreender como o site funciona, se é intuitivo e se a entrega é feita dentro do prazo estipulado, por exemplo.

 

PREÇO

O terceiro P diz respeito ao preço que, por mais que esteja em penúltimo lugar, é um fator decisivo no processo de vendas.

Suponhamos que você queira aumentar o número de vendas do seu produto diminuindo o valor dele.

Entretanto, quem recorre ao preço como estratégia de marketing pode até conquistar uma parcela da clientela que, de fato, busca o valor mais baixo do mercado na hora de escolher onde e o que comprar.

Mas, não é só isso que o preço comunica.

Se você tem o produto mais barato do mercado, também causará no público a impressão de que sua mercadoria é a de menor qualidade.

Por esse motivo, o preço precisa ser muito bem pensado, levando-se em conta a concorrência, além de uma projeção de custos e lucratividade para garantir que você de fato terá lucros sobre aquela venda.

 

PROMOÇÃO

O último P, mas não menos importante, refere-se à promoção. Esse P abarca várias ações que fazem parte da comunicação externa da empresa no intuito de levar ao público-alvo informações sobre o produto, suas funções e despertar o desejo do consumidor.

 

Entram, aqui, investimentos em ações de marketing digital, off-line, de ponto de venda e ações de reconhecimento de marca para que o público reconheça aquela empresa como referência do setor.


QUAIS OS PRINCIPAIS OBJETIVOS DE UMA AGÊNCIA DE MARKETING ESPECIALISTA EM VAREJO?

O varejo possui uma dinâmica própria, e seu marketing é bastante diferente do tradicional.

Os lojistas, por exemplo, devem apostar em estratégias focadas na venda de produtos e relacionamento com os consumidores que compram no ponto de venda (shoppers).

Logo, é muito importante que eles saibam aplicar o marketing para promover seu estabelecimento, utilizando seus produtos, serviços, preços e atendimento como diferenciais. E é nesse sentido que a agência de marketing especialista em varejo tem a função de auxiliar o vendedor.

Uma agência de marketing especialista em varejo ajuda o lojista/vendedor a:

  • Atingir um determinado volume de vendas para ampliar a participação no mercado.
  • Aumentar a lucratividade do estabelecimento.
  • Aumentar a percepção de valor de seus produtos e serviços.
  • Satisfazer as necessidades, expectativas e desejos dos consumidores.
  • Despertar interesse no shopper e converter a venda.
  • Criar e manter uma imagem forte entre os consumidores.
  • Fidelizar consumidores e aumentar seu ticket médio.
  • Superar os concorrentes diretos e indiretos.


COMO FUNCIONA UMA AGÊNCIA DE MARKETING ESPECIALISTA EM VAREJO?

Conheça a estrutura de departamentos para que você compreenda como funciona uma agência de marketing especialista em varejo e fique mais sossegado quando forem contratar os serviços de uma. Confira:

ATENDIMENTO

Esse é o departamento responsável por fazer a ponte entre o cliente e a agência. É ele quem faz o intermédio entre os serviços solicitados pelo cliente, como demandas, briefings, alterações e aprovações.

Por meio desse departamento, o cliente fará contato e será atendido quando solicitar. O cliente até pode se contatar com outros departamentos, mas é imprescindível, tanto para controle do cliente quanto da agência, que, de preferência, esse contato se concentre no atendimento, de forma a manter tudo registrado e organizado.

PLANEJAMENTO

Depois de passar pelo atendimento o que o cliente necessita, o departamento de planejamento precisa começar a atuar. É ele que irá definir os tipos de campanha, posicionamento, objetivos, personas e estratégias que serão adotadas nas peças que serão desenvolvidas pela agência.

REDAÇÃO

Uma vez definida a estratégia que será seguida pela campanha, cabe à redação redigir o conteúdo necessário. Esse departamento trabalha em conjunto com a criação, uma vez que texto e imagem precisam ser desenvolvidos juntos para que estabeleçam harmonia entre si.

CRIAÇÃO

É o departamento responsável por desenvolver a parte gráfica e visual da campanha. Faz todas as partes relacionadas à imagem e layout das peças, sejam elas de quaisquer tipos.

Esse é um departamento que exige dos profissionais bastante criatividade e inovação.

MÍDIAS 

Uma vez definidas as estratégias e produzidas as peças, é horas de divulgá-las.

Para isso, uma agência de publicidade especialista em varejo conta com um profissional de mídia, que fica responsável por contatar com os veículos de mídia e estudar a melhor estratégia de divulgação e que tenha o melhor custo-benefício.

ONDE ENCONTRAR UMA BOA AGÊNCIA DE MARKETING ESPECIALISTA EM VAREJO?

Se você busca uma agência de marketing especialista em varejo que possa efetivamente te oferecer mais do que apenas bons serviços, mas também uma parceria de confiança e sucesso, saiba que nós podemos te ajudar.

A Negretti Full Marketing é uma agência de marketing especialista em varejo totalmente comprometida com os resultados entregues aos seus clientes.

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