Criação de Ecommerce

O mundo hoje vive uma grande transformação, empresas foram obrigadas a se reinventarem para sobreviver a novas hábitos e condições de consumo, a criar novos canais de vendas da noite para o dia, e claro, a criação de ecommerce ou loja virtual faz parte dessa evolução imediata.

As empresas que possuíam sites e redes sociais conseguiram se manter próximos a seus clientes distribuindo um conteúdo de qualidade e vendendo através de sua loja virtual. Já aquelas que relutaram a aderir ao online foram obrigadas a se virtualizarem para se manter no mercado.

A transição para a internet que estava acontecendo aos poucos e poderia durar anos foi alavancada para dias. Por isso, agora mais do que nunca é necessário fazer a criação de site, ecommerce ou loja virtual para a sua empresa.

Com a pandemia pegando todos desprevenidos, muitos empresários passaram apuros por não terem um ecommerce em tempos de crise. Assim, os negócios tiveram prejuízos e até mesmo fecharam as portas definitivamente. Entretanto, há ainda aqueles que conseguiram se manter no mercado por um fio, mas que, agora, deverão aderir à criação de site em Varginha para poderem se recuperar e lucrar ainda mais através de uma loja virtual.

Se o seu negócio ainda não tem um ecommerce ou está apresentando dificuldades neste momento que estamos passando, nós podemos te ajudar! Confira esse artigo sobre criação de site ecommerce.

Agência para criação de ecommerce e loja virtual

Se a sua empresa está migrando para o mundo online, ela deve ter um site. Há várias maneiras de como montar um ecommerce. Se você sabe um pouco sobre tecnologia, tem afinidade com o computador e muita paciência, você pode montar uma loja virtual através de plataformas gratuitas.

Mas se essa não é sua praia e você não tem aptidão para lidar com programação de site, você, empresário, deve procurar os melhores programadores para fazer a criação de site profissional para sua empresa. Os webdesigners fazem a criação de site ecommerce de um jeito fácil que parece brincadeira. Afinal, eles possuem experiência e sabem como mexer na plataforma.

Entretanto, não é necessário apenas uma plataforma para o funcionamento de um ecommerce varejo, é preciso ter um domínio próprio – que deve ser pago -, um design único e de acordo com a sua identidade visual, além de um bom host. Afinal, você não quer que seu site saia fora do ar enquanto os clientes não estão comprando, não é mesmo?

Existem várias outras particularidades dentro de um site que devem ser configuradas antes da página ir ao ar. Um site não responsivo e mal feito não vende! Sites amadores não trazem credibilidade para sua empresa. Qual sua impressão quando entra num site desorganizado, com informações desconexas e não otimizado? Isso mesmo, você pensa que é aquela não é uma empresa confiável para se fazer negócios!

Por isso, você deve escolher uma agência de publicidade em Varginha para fazer o desenvolvimento da sua loja virtual! Criar um ecommerce do zero não é fácil, por isso profissionais competentes e capacitados devem fazer a criação e hospedagem do seu site.

Afinal, são muitos detalhes a serem verificados, como por exemplo: responsividade, criação de conteúdo, design gráfico, melhor host, URL própria e vários outros testes são feitos antes de um site ao ar. Tudo isso é repassado por várias pessoas dentro de um agência de publicidade em Pouso Alegre para que tudo seja revisado e chegue ao seu cliente funcionando propriamente!

Por que aderir ao ecommerce?

Se você ainda não está convencido em como montar um ecommerce para sua empresa, pense no quanto seu concorrente está lucrando por ter uma loja virtual! Os consumidores estão optando cada vez mais pela compra online por vários motivos. Por isso, se você ainda não está vendendo online, você está perdendo dinheiro!

O ecommerce em alta não aconteceu apenas por conta da pandemia, essa modalidade de compra já vinha tomando espaço há um tempo e ganhou uma proporção enorme com o isolamento social. A tecnologia já está presente há vários anos na vida das pessoas facilitando diversos processos. O caminho para a dominação tecnológica já estava sendo percorrido, entretanto a caminhada se tornou uma corrida. E a empresa que está na frente sempre se atualizando é aquela que leva o prêmio, isto é, o cliente e, consequentemente, o lucro.

A pandemia apenas incentivou ainda mais o ecommerce no Brasil. A maioria dos consumidores que ainda não tinham realizado uma compra online, tiveram sua primeira experiência durante a pandemia. Afinal, além da facilidade em comprar, eles estavam proibidos em sair de casa e não tinham nenhum comércio físico aberto. Assim tiveram que optar pelas compras online até para adquirir alimentos e medicamentos – itens básicos para sobrevivência.

Ao ter uma boa experiência na compra online durante esse período e poderem comprovar que a modalidade de compra é segura, a loja virtual ecommerce ganhou mais adeptos. Agora, grande parte dos consumidores tendem a optar pelo site de vendas por conta das vantagens que ele oferece. Assim, os negócios que não migrarem para o loja virtual na prática não sobreviverão a longo prazo, visto que a tendência do meio online só tende a crescer.

Por ter mais pessoas aderindo às compras online, os comércios físicos estão sendo cada vez mais prejudicados. Por isso, a saída é aderir ao ecommerce em 2020. Os comerciantes podem continuar tendo pontos físicos para atender ao público que ainda prefere comprar pessoalmente, mas também pode fazer do ponto um depósito para as mercadorias vendidas online de modo que a empresa se mantenha no mercado atendendo todo seu público.

As vantagens do comércio online

Até agora você já deve ter percebido que a loja virtual ecommerce pode ajudar a manter sua empresa no mercado. Mas essa não é a única vantagem que o ecommerce na prática apresenta.

O comércio eletrônico pode ser mais econômico e, consequentemente, mais lucrativo, pois não depende de um ponto físico. Ou seja, você não precisará pagar aluguel de um ponto comercial, apenas a criação de site e hospedagem e impostos. Essa modalidade de compra permite que você tenha um estoque em casa e gire seu negócio diretamente da sua sala. Mas, caso você já tenha um ponto físico, ele pode servir depósito, escritório para sua marca.

Imagina trabalhar em casa? Show, né? Agora, pense em poder fazer seu próprio horário?! O comércio online tem essa vantagem também! Você pode trabalhar no horário e dia que quiser! Mas cuidado para não se sobrecarregar, hein?!

Outro benefício do ecommerce Brasil é que você pode vender para todo país e para todo mundo! Sua marca não terá limites geográficos! Você pode atender todo mundo!

E não precisa ter lábia para ser bom vendedor, os anúncios são feitos de modo online, com artes gráficas e o consumidor não precisa de um vendedor para lhe auxiliar na compra. Ele mesmo acessa o site, escolhe seu produto e paga. Mas é importante ter um suporte online caso alguma coisa aconteça, seja por email, mensagem ou ligação.

Lucratividade online

Uma das maiores vantagens do comércio eletrônico é a lucratividade. O ecommerce está passando por um crescimento monumental. Passou de uma indústria de US$ 1,3 trilhão em 2014 para uma indústria de US$ 3,5 trilhões em 2019. Os especialistas preveem que, em 2023, chegará a mais de US $ 6,5 trilhões, assim como explica o seguinte gráfico.

Números dessa escala são ao mesmo tempo revigorantes e assustadores. Se sua empresa está olhando para a barra de US $ 6,5 trilhões e se perguntando: “Por onde começamos?” tenha certeza, você não está sozinho. Há muitas empresas aderindo ou protelando ao iniciar no mundo online. Porém agora não é hora de ter medo!

Como escreveu a Harvard Business Review: “Os líderes empresariais estão se esforçando para se adaptar a um mundo que poucos imaginavam possível há apenas um ano. O mito de um mundo sem fronteiras desabou”.

O comércio online global está vendendo produtos ou serviços através das fronteiras geopolíticas do país de origem de uma empresa – normalmente definido como o local de fundação ou incorporação. Os produtos ou serviços são vendidos em mercados não-nativos por meio de vendas e marketing online. Os dados acumulados antecipam um aumento de 276,9% nas vendas mundiais online no período mais recente.

Para começar, tornar-se global não requer necessariamente uma presença global. Os compradores online procuram cada vez mais fora das fronteiras de seu país. Isso significa que há uma tremenda oportunidade para as marcas que estão ou pretendem aderir ao ecommerce em 2020.

Mas, para ser competitivo e criar continuamente sua marca, você precisa manter-se atualizado sobre as tendências, quais aspectos do comércio eletrônico estão mudando, quais clientes são mais receptivos ao marketing e assim por diante.

Uma das maneiras mais simples de começar a testar mercados estrangeiros é priorizar a publicidade online ou a mídia social no exterior. Isso requer uma abordagem internacional do Google Ads, da lista de produtos, do Facebook e do Instagram por meio da segmentação geográfica.

Mas se você é iniciante no mundo do ecommerce, fique tranquilo que os números também são favoráveis para quem quer vender local ou nacionalmente. O Brasil está na 10ª posição dos países que mais venderam online em 2019, foram 16 bilhões de dólares vendidos em produtos vendidos através de ecommerce.

ecommerce brasil

Apesar da crise que estamos passando agora, o comércio online tende a crescer justamente por ser mais economicamente sustentável. A criação de loja virtual possui um baixo custo de manutenção, terceirizam serviços como entregas, fornecedores e técnicos de informática, não têm necessidade de ter um ponto físico e seus funcionários ainda podem trabalhar remotamente.

Ecommerce: como funciona

Pretende montar um ecommerce? Confira como funciona um comércio online.

Assim que for feita a criação de site profissional para sua empresa, começará seu ecommerce do zero. Para isso, você deve catalogar os produtos no site com uma boa foto deles e uma descrição. Lembre-se de colocar os preços e todas as condições de pagamento – dinheiro, cartão de crédito, parcelamento, etc – e também do frete.

Mas como as pessoas irão descobrir que você tem uma loja virtual? É, então, que entra as redes sociais! Se você não tem as redes sociais da sua empresa, está esperando o quê para criar? O mundo já é digital! Se sua empresa não está online, seus clientes entendem que ela não existe!

A divulgação do seu ecommerce no Brasil deve acontecer pelas redes sociais. Faça postagens chamando para as compras no site, pague anúncios para que suas postagens atinjam mais pessoas. Assim, você irá atrair mais clientes para seu ecommerce em 2020.

Você também pode usar técnicas de SEO no seu site para atrair clientes para seu ecommerce varejo, para isso você deve ter um blog no seu site. Os artigos do blog serão responsáveis por ranquear seu site nos buscadores, como o Google. Assim, quando um consumidor procurar por um produto na busca, ele pode te encontrar através das técnicas aplicadas.

Após feita a compra, o consumidor irá realizar o pagamento – que pode ser simultâneo caso seja feito por cartão de crédito. E você se encarregará de embalar o produto e enviar através dos Correios ou de uma transportadora.

A experiência de compra não acaba por aí! Pode acontecer alguma troca, o produto pode ser danificado no transporte e a empresa terá que fazer a troca, mas isso só acontece na pior das hipóteses. Quando tudo ocorrer como esperado, você pode enviar um email ao consumidor perguntando o que achou da compra e obter um feedback dele – e coloca-lo na sua página principal para que todos vejam a confiança e segurança que sua empresa possui.

Assim, é construída uma relação entre o consumidor e a marca. O cliente perceberá que a marca se importa com ele através do email após a compra, ele se sentirá amparado. Assim, ocorre a fidelização do cliente!

Toda essa operação pode ser feita pelo próprio empreendedor e também por trabalhadores remotos. Por exemplo, o técnico de criação do site não necessita estar junto ao empresário, assim como aquele que ficará responsável pelo suporte e pela contabilidade não precisam dividir uma sala alugada. O home office pode ser implantado no sistema de comércio online. Entretanto, os empacotadores devem ir regularmente ao depósito – caso esta função não seja feita pelo próprio empreendedor – para embalar e despachar os pedidos.

Além disso, também deve ser contratada uma transportada para realizar a entrega dos produtos ou para postar os mesmos no Correio para que cheguem ao consumidor. O comércio online não é difícil de ser executado, porém deve-se ter disciplina e foco nas vendas.

Que tal criar uma loja virtual para sua marca? Contrate uma agência de publicidade em Alfenas, Guaxupé, Lavras, Varginha, Alfenas, Campo Belo, Extrema, Pouso Alegre, Três Corações, Três Pontas, Machado, Passos, Sul de Minas para fazer a criação de site e hospedagem da sua loja virtual ecommerce. Entre em contato conosco e tenha mais resultados na sua empresa!