Agência de publicidade, propaganda e marketing especializada em varejo

O mercado varejista tem enfrentando dificuldades nos últimos tempos. Entretanto ainda é possível se manter no comércio utilizando algumas estratégias de marketing que uma agência de publicidade, propaganda e marketing especializada em varejo sabe bem como aplicar. Confira nosso artigo e saiba como vender mais.

O setor de varejo evolui rapidamente, assim como a forma de fazer marketing. Há dez anos, os shoppings de todas as cidades eram centros comerciais fechados, repleto de lojas movimentadas e lotados de consumidores. Entretanto, atualmente, os shoppings e lojas físicas dividem suas vendas com o e-commerce.

A modalidade de venda online permite que o consumidor compre os produtos através de sites ou aplicativos e os receba em casa. Há facilidades de pagamento (cartões, boletos, parcelamento), assim como comodidade. Entretanto, é cobrado do envio do produto, na maioria das vezes, e as trocas podem ser um pouco burocráticas.

Ainda assim, hoje, o comércio online ganhou o coração e os bolsos de grande parte da população. Mas ainda existem aqueles que preferem comprar fisicamente nos estabelecimentos pela agilidade no atendimento, por poderem experimentar e pegar o produto nas mãos ou, até mesmo, por não terem acesso à internet e dispositivos eletrônicos ou desconfiarem da venda online. Portanto, seja qual for o ramo da sua empresa, as ações de marketing devem ser baseadas no público-alvo da marca para, assim, se obter sucesso nas vendas.

Por isso, o marketing deve ser levado em conta para que o consumidor seja colocado em foco no negócio. Para isso, uma agência de marketing digital realiza muitas ações como pesquisas, análise de métricas nas redes sociais, além, é claro, de terem experiência no ramo da comunicação e propaganda.

Agência de publicidade e propaganda especializada em marketing de varejo

O marketing de varejo requer publicidade para ter sucesso. Se os clientes não souberem sobre seus negócios, produtos ou como fazer um pedido para você, eles não terão motivos para fazer uma compra na sua loja. Dê a eles uma razão para comprar de você, fornecendo informações através de diferentes canais.

Uma agência de publicidade e propaganda em Varginha pode auxiliar a empresa a se promover de forma clara e objetiva no mercado. Assim, as pessoas, independente de elas se encaixarem no público-alvo ou não, vão entender o que a marca quer transmitir. Ou seja, qualquer um pode entender o objetivo por trás do anúncio sem que haja erros de interpretação na mensagem transmitida.

Publicitários e profissionais do marketing analisam o comportamento das pessoas, em geral, para detectar o melhor meio e forma de comunicação. Assim, é possível segmentar a população em nichos comportamentais para produzir um conteúdo de interesse da persona de uma marca. Esse conteúdo será promovido na mídia que a persona mais consome, de acordo com a observação comportamental feita.

Assim, se o público estiver mais presente nas mídias offline (TV’s, panfletos, outdoors, jornais e rádios), serão produzidos conteúdo para estas mídias. Entretanto, se o público for mais do meio online, os criativos da publicidade produzirão conteúdo para as redes sociais e sites da marca. Assim como também é possível produzir conteúdo para todos os tipos de mídia, online e offline, para uma marca como, por exemplo, a Coca-Cola.

Além disso, uma agência especializada em marketing de varejo pode auxiliar em momentos de crise, seja dando uma mentoria sobre as tendências de marketing, sugerindo novas formas de comunicação e promoção de produtos, criando vídeos institucionais etc.

Marketing de varejo

A definição de marketing de varejo refere-se a todo o processo de varejo. A loja de varejo compra itens de uma empresa, os varejistas promovem e vendem o item em suas lojas, e os clientes vão comprá-los. Isso permite que cada grupo receba benefícios ao ganhar dinheiro, reduzir problemas e fornecer produtos que os clientes desejam.

Embora esse processo possa parecer simples a princípio, exige mais trabalho e esforço do que a maioria das pessoas pensaria inicialmente. Embora as empresas e os clientes estejam envolvidos no processo, a loja de varejo funciona como intermediária para clientes e empresas.

O varejista trabalha entre o cliente e as empresas porque todos confiam um no outro para conseguir o que desejam. Enquanto, o varejista facilita para o cliente obter seus produtos, os fabricantes não precisam se preocupar com a criação de uma loja. Assim, todos têm sucesso e realizam seus respectivos objetivos.

Ao entrar no marketing de varejo, você estabelece conexões com outras empresas que fabricam os produtos que você vende. Isso permite que você faça contatos, encontre mais empresas e continue a expandir seus negócios.

Quanto aos clientes, eles nem sempre o associam a um produto. Por exemplo, se um cliente fica bravo por causa de um produto, ele não, necessariamente, desconta em sua loja, mesmo se você o vendeu. Os clientes desassociam sua empresa dos produtos, o que funciona como uma vantagem para você, já que será associado, na maioria das vezes, à marca do produto.

Entretanto, se um cliente for mal atendido, apresentar dificuldades em trocar um produto ou ao realizar o pagamento, ele remeterá essa experiência à sua loja. Pois o problema não foi o produto em si, mas, sim, a experiência de compra. Por isso, as ações que acontecem dentro do estabelecimento refletem diretamente nas vendas.

Ao continuar seu marketing de varejo, você pode coletar dados sobre seus clientes e produtos. Preste atenção aos detalhes, como produtos e tráfego populares, assim será possível coletar os dados. Por exemplo, qual a primeira fileira de gôndolas que a maioria das pessoas visita ao entrar num supermercado? Comece a reparar onde os consumidores vão primeiro ao adentrar em seu estabelecimento, qual produto mais procurado, qual a melhor época de vendas.

Ofereça crediário na sua loja, faça sorteios de prêmios, assim você também pode obter dados pessoais do seu cliente. Isso ajudará você a melhorar sua loja e ajustá-la de acordo com as necessidades de seus clientes, pois é possível descobrir muito sobre os gostos e tendências de compras dos consumidores com os dados obtidos.

Varejo físico ou digital?

Você pode seguir a rota de marketing de varejo físico ou digital. Isso dependerá do tipo de negócio que você possui e de quais profissionais trabalham com você. Embora muitos varejistas sigam o caminho físico e tenham sucesso, o mercado digital continua a crescer. Como resultado, você não pode mais ignorar a presença online.

Com esse constante crescimento e aprimoramento, os varejistas podem sobreviver e ter sucesso online. Tenha isso em mente ao tomar sua decisão. Ambos podem funcionar, pois a internet continuará crescendo como mercado.

O marketing de varejo online tem vários benefícios: os clientes podem fazer uma compra em sua casa; torna-se mais fácil integrar o marketing de vários canais ao seu negócio; e o processo de compra é mais rápido para os clientes.

No entanto, lembre-se de que as lojas físicas também têm vantagens: os clientes podem ver os produtos pessoalmente, experimentar os produtos, no caso de varejo de roupas e calçados; você pode conversar cara a cara com os clientes, perguntar sobre problemas e opiniões. Além disso, os clientes compram sempre mais por estarem vendo de tão perto e tocando no produto, assim como para evitar várias viagens à mesma loja.

Dependendo da sua loja de varejo e como você deseja lidar com as coisas, considere o marketing de varejo físico e digital. Assim, é possível atender a mais clientes, atingir outras cidades ou bairros, e ainda sair na frente dos concorrentes.

E lembre-se de que 59% dos compradores usam seus dispositivos móveis na loja física para comparar custos, fazer pesquisas de produtos e procurar cupons. Portanto, o consumidor pode estar no estabelecimento físico do concorrente, mas, se for mais vantajoso para ele comprar da sua loja online, você ganha a venda.

Crise nas vendas

Em épocas de crise econômica ou mesmo no varejo como estamos vivendo atualmente por conta da pandemia do coronavirus, é o e-commerce que tem sustentado as vendas. Afinal, o comércio online possui menos custos de manutenção do que o ponto físico de vendas.

Entretanto, ainda é necessário pensar no consumidor. Com o crescimento explosivo das compras online, como você, um varejista, pode se adaptar às preferências em constante mudança dos consumidores hoje em dia? Um dos primeiros passos a tomar é manter-se informado. Um curso de marketing de varejo pode mantê-lo atualizado sobre as últimas notícias do setor e prepará-lo para as próximas tendências que transformarão o setor em 2020.

Porém, para te manter informado do que te espera, aqui vão algumas dicas preciosas para quem atua no varejo:

Para se diferenciar da concorrência, você precisa mudar seu foco das vendas para incluir também a retenção de clientes. Manter os clientes atuais pode ajudá-lo a investir na aquisição de novos clientes, pois o gasto na manutenção de retenção dos atuais clientes é menor do que o gasto de prospecção de novos clientes.

O marketing de retenção é uma nova forma de marketing que está se tornando cada vez mais predominante no mundo do comércio. O foco dessa estratégia de marketing é criar clientes engajados que retornem ao seu negócio para comprar novamente. Você provavelmente reconhece aspectos do marketing de retenção (e os inclui em sua estratégia de marketing atual), mas isso muda o foco de priorizar apenas a aquisição de inúmeros novos clientes para também olhar para a rentabilidade dos clientes você já tem!

Isto é, em meio à crise, a retenção de clientes deve estar atrelada à inovação. Porém, a inovação deve estar dentro da aceitação dos clientes, afinal não se pode correr o risco de perder o consumidor. Por isso, é importante ter um planejamento de marketing com estratégias a serem feitas em cada tipo de ocasião e de acordo com o crescimento do seu negócio.

Estratégias de marketing

Seja qual for o seu ramo de negócio, físico ou digital, deve-se traçar estratégias de marketing, de preferência desde o início da sua jornada no empreendedorismo. Assim, sua loja já começa a se comunicar de forma correta e atingir o público-alvo desde que a inauguração dela.

O marketing deve ser feito durante todo o tempo num estabelecimento de varejo, não apenas quando acontece o lançamento de um produto, uma modificação no processo ou quando é uma data especial. Principalmente, durante crises e dificuldades econômicas deve-se investir na comunicação da sua empresa, pois é dela que você dependerá para vender e sustentar seu negócio.

Sem a comunicação, o consumidor não saberá o que você vende, onde você vende e como você vende.

Todo varejista precisa de uma estratégia de marketing de varejo. Isso significa que você estabelece um plano para manter os negócios funcionando enquanto o ajuda a crescer. Sua estratégia mudará dependendo do tamanho da sua empresa, do número de funcionários que você possui e das preferências de seus clientes.

Primeiro, você deve se comunicar com seus colaboradores para estabelecer uma estratégia eficaz. Deixe que eles saibam o que você quer que eles façam para que eles possam exercer seu trabalho com o mesmo esmero e vontade que você mesmo faria. Se você lhes der um objetivo e explicar a estratégia, eles entenderão o que você deseja e trabalharão para esse objetivo.

Ao aplicar sua estratégia, colete dados sobre seus clientes. Eles reagirão às mudanças de maneiras diferentes. Faça a si mesmo algumas perguntas. Meus clientes tiveram uma reação positiva ou negativa? O que causou a reação deles? Minha estratégia foi mais eficaz antes ou depois da mudança?

Ao fazer essas perguntas a si mesmo, você pode avaliar a percepção do cliente sobre sua estratégia de varejo e planejar alterações nela. Se eles gostam das alterações, continue a usá-las. Se não o fizerem, tente outra coisa que possa funcionar para eles. Seus clientes têm expectativas do seu negócio, então descubra essas expectativas para poder cumpri-las e superá-las.

Depois de coletar dados do cliente, você pode melhorar sua estratégia de varejo com base em críticas, reações e outras informações que os clientes compartilham com você. É um processo constante de melhorar sua estratégia de acordo com as necessidades de seus clientes.

Você não usa uma estratégia de marketing de varejo uma vez e nunca mais volta a ela. Você precisa planejar, executar e se adaptar constantemente para criar sua estratégia de marketing de varejo que vai em direção àquela que agrada aos seus clientes. Continue aplicando diferentes estratégias e dicas para atender às expectativas de seus clientes que sempre estarão mudando de opinião e de comportamento.

Não há uma linearidade no mercado, portanto o varejista deve saber se adaptar às adversidades que surgirem no seu caminho para poder ter sucesso em seu negócio.

Se precisar de ajudar em montar um planejamento de marketing do varejo, entre em contato conosco! Somos uma agência de publicidade, propaganda e marketing especializada em varejo que pode te ajudar a alavancar seu negócio!