Como escolher uma agência de Publicidade e Propaganda?
Muitas pessoas ainda não reconhecem o valor e benefícios de ter uma agência de publicidade na gestão de marketing de uma empresa.
Para geração de resultados e conversão de vendas é preciso mais do que o marketing boca-a-boca e ter um perfil na web, é preciso ter um planejamento específico e estratégico para o seu negócio.
Com a ajuda de uma agência de marketing você pode contar com um time de especialistas que possuem um conhecimento aprofundado, utilizam as ferramentas necessárias, e que vão te ajudar a criar um posicionamento e espaço bem definido no mercado.
É válido ressaltar que o mercado publicitário é extremamente dinâmico e está em constante evolução e atualização. Por isso, as possibilidades de escolha são muitas, sem contar que não é possível assegurar que elas entreguem o resultado necessário.
Por isso, o objetivo deste artigo é te ajudar mostrando quais pontos são necessários avaliar no momento de escolher uma agência de publicidade e propaganda para a sua empresa. Vamos lá? Confira abaixo!
1. Analise as necessidades e objetivos da sua empresa
Primeiro de tudo, antes de escolher uma agência de publicidade e propaganda, analise sua empresa e veja quais são as suas necessidades, dores, objetivos e metas.
Entender exatamente esses pontos, ajudam e muito no desenvolvimento e planejamento de estratégias eficazes.
O tamanho das suas necessidades e objetivos também irão definir quais serviços e ferramentas serão usados, porte da agência, tempo de contrato e outras questões.
2. Pesquise as cases de sucesso
As cases de sucesso são um detalhe de extrema importância para se analisar. É através delas que é possível conhecer um pouco mais dos materiais produzidos pelas agências.
Não hesite em pesquisar por portfólios e trabalhos já realizados. Use e abuse das redes sociais, sites, blogs, LinkedIn e outras ferramentas de pesquisa disponíveis.
O depoimento dos clientes também é imprescindível. Pesquise sobre os clientes da agência, suas mídias sociais, porte e segmento em que as empresas atuam. E principalmente, observe quais resultados eles têm obtido.
3. Saiba quais serviços a agência oferece
Com seus objetivos já traçados, será mais fácil alinhar quais serviços e canais de comunicação serão mais eficientes e produtivos para focar, e saber se eles se encaixam com o que a sua empresa almeja.
Por exemplo, se no momento você está concentrado em alcançar o público que está no digital, será melhor focar em propagandas online, com a ajuda de ferramentas do marketing digital, como por exemplo: SEO, campanhas e anúncios pelo Google Ads, Facebook Ads, Instagram Ads etc.
Também avalie se eles te darão o suporte necessário depois que o site e as redes sociais estiverem no ar, e se poderão ajudar na resolução de problemas e dúvidas em relação às plataformas e serviços utilizados.
Perceber as competências de uma agência a partir dos serviços prestados, te ajuda na percepção de quais resultados vocês poderão alcançar juntos.
4. Localização
Leve em consideração a localização da agência de publicidade.
Por mais que o avanço do digital tenha ganhado grande espaço, ainda existem pessoas que não se adaptaram muito bem e/ou priorizam o relacionamento interpessoal.
Se você prefere ter um contato mais próximo com seus colegas de negócios, opte por uma agência de marketing da sua cidade ou região. Além do mais, essa proximidade permite conhecer as instalações do local e ter reuniões mais aprofundadas.
Porém, se a distância não for um empecilho para você, opte por agências de outras regiões ou estados, desse modo suas opções serão ainda mais vastas.
Independente da sua escolha, leve em consideração que reuniões serão realizadas, e conteúdos sempre serão enviados para aprovação. Coloque esses pontos na balança e veja como isso estará alinhado com sua rotina empresarial.
5. Orçamento de marketing
O quanto esse investimento custará para o seu negócio?
O que deve ser considerado nesse tópico é o custo/benefício, pois deve-se haver uma proporcionalidade entre o preço e qualidade dos serviços.
Volte na primeira dica e lembre-se de seus objetivos, assim você só gastará com pacotes e serviços mais assertivos para as necessidades do seu negócio.
Se o valor da verba da sua empresa não é tão alto, uma excelente opção é investir em marketing digital, pois ele é mais barato e acaba sendo muito mais eficaz do que propagandas offline.
E claro, desconfie de agências e profissionais autônomos que cobram um preço muito abaixo da média do mercado. Optar por um valor menor não é necessariamente uma vantagem, e às vezes se torna um desperdício de dinheiro.
Lembre-se, investir em marketing terceirizado é um investimento que irá te trazer resultados futuros!
São muitos pontos a serem analisados, não é mesmo? E fazer essa escolha não é uma tarefa muito fácil.
Objetivos, cases de sucesso, portfólio, capacitação, localização e preço, são tópicos essenciais para a escolha de uma agência de Publicidade e Propaganda para a sua empresa.
Depois da leitura desse artigo, analise os critérios citados acima e chegue em um consenso da melhor solução para sua empresa, e acerte com êxito no momento da contratação de uma agência.
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