Instagram: use-o a seu favor e da sua empresa

Quer se destacar no Instagram? Está a fim de criar um perfil para a sua empresa e se aproximar dos clientes? Quer vender online, mas não sabe como atingir seu público? O Instagram pode te ajudar de maneira gratuita a alavancar sua empresa, mas para isso você deve saber alguns truques deste aplicativo. Veja abaixo como usar o Instagram a seu favor e da sua empresa.

Instagram surgiu em 2010 como mais uma rede social em que se podia postar imagens. Sem pretensão, ele se tornou uma das plataformas mais lucrativas para as empresas e usuários. Afinal, foi através do Instagram que surgiram os influenciadores digitais.

No início, o usuário do Instagram podia postar fotos, seguir
uns aos outros, curtir e comentar na foto de quem estava seguindo. Assim como
no Facebook, logo as empresas migraram para o Instagram a fim de estar mais
próximas dos seus clientes. De lá para cá, muita coisa mudou.

A primeira mudança foi em 2016, quando o Instagram deixou de
exibir as postagens por ordem cronológica e passou a selecioná-las por
relevância de conteúdo. A partir de então, baseado no que os usuários curtem e
compartilham, o aplicativo passou a exibir um feed único para cada pessoa,
afinal cada um tem um gosto diferente e consome um tipo de conteúdo diferente.

Essa ação fez com que as empresas tivessem que pagar para
ter seu conteúdo exibido para seus seguidores. Pois os usuários passaram a receber
post’s apenas de seus amigos e família. A partir de então, o Instagram passou a
lucrar em cima das empresas e tirar proveito da necessidade delas de estarem em
contato com seus clientes.

Então, para minha empresa crescer no Instagram tenho que pagar?

Publicitários, comunicólogos e especialistas em redes sociais desvendaram os mistérios dos usuários do Instagram. Afinal, eles já sabiam como a plataforma funcionava, então descobririam como seus internautas a utilizavam e consumiam os conteúdos. A partir de então, surgiram algumas regras para utilização do Instagram:

*As pessoas querem conteúdo. Então, não divulgue apenas as
novidades da sua empresa, mas também tutoriais de como usar seu produto,
benefícios dos seus serviços. Você deve corresponder às expectativas de consumo
de conteúdo do seu público.

*Insira bastante conteúdo na imagem sem que ela fique
visualmente poluída. O objetivo é passar a mensagem de forma sucinta e direta.

*As legendas, em geral, devem ser curtas, pois os usuários
raramente clicam no botão “Ver mais” no Instagram. Entretanto, se não for
possível transmitir toda a mensagem na imagem, vale usar a legenda para
explicar melhor o conteúdo. – Seguidores realmente engajados com o perfil
tendem a ler a legenda, sim, mas não podemos generalizar.

*Incentive seus seguidores a interagir com seus post’s. Crie
Call To Action (CTA), isto é, convide-os a divulgar seu perfil, faça uma
pergunta para que seus seguidores respondam nos comentários, chame-o para
acessar seu site ou comprar o produto tagueado.  Assim, o Instagram entende que seu perfil é
importante e mostra suas postagens para os seguidores que não costumam
interagir.

*Não peça para “seguir de volta” em post’s de outros perfis,
nem siga outo perfil esperando que ele te siga de volta para, então, dar unfollow.
Estas táticas são consideradas spam pelo Instagram, além de poder prejudicar
sua imagem perante os outros usuários.

Use e abuse – com moderação – das hashtags

Além de pessoas, o Instagram permite também seguir Hashtags,
que pode ser simplificada em tags. Isto é, são palavras-chave que categorizam
um segmento. Se uma pessoa seguir ou pesquisar uma hashtag, ela irá ter acesso
a postagens que foram marcadas com as tags e que, portanto, estão dentro do
assunto de interesse dela.

Instagram permite colocar 30 hashtags na legenda da foto. Mesmo assim, nem sempre a plataforma aceita. Por isso, vale comentar na sua própria postagem as hashtags do seu ramo de trabalho. Assim, sua foto fica tagueada e mais pessoas podem encontrar seu conteúdo. As hashtags facilitam não só a pesquisa, como também o aumento do número de seguidores. Afinal, se um seguidor procura por uma palavra tagueada e encontra seu perfil com muito conteúdo sobre o interesse dele, ele pode te seguir.

Mas se você está disposto a pagar…

O Instagram Ads é para você! Qualquer tipo de postagem pode
ser patrocinado, seja vídeos, stories, fotos, carrossel. Geralmente, o
patrocínio de post’s é indicado para gerar cliques no site, baixar um ebook ou
aplicativo, até mesmo para se inscrever em palestras ou direcionar a páginas de
sorteios.

Assim como o impulsionamento de publicações em outras redes
sociais, no Instagram também é possível segmentar o público a receber a
postagem patrocinada. Afinal, as redes sociais detêm uma enorme base de dados
de seus usuários, por isso consegue atingi-los de maneira efetiva. Então, é
válido especificar ao máximo o seu público-alvo da sua empresa para que seu
conteúdo seja recebido por eles. Por exemplo, seu público-alvo são mulheres a
partir de 25 anos que moram na região central da capital mineira e que se
interessam por moda, então o Instagram irá direcionar sua publicação paga para
a Ana que é publicitária, tem 28 anos e mora na região da Pampulha em Belo
Horizonte e sempre posta fotos com a roupa que ela está usando e marca a
#lookdodia.

O Instagram Ads possui a vantagem de aproximar o cliente
certo para sua marca, sem interferências. Enquanto o alcance orgânico (aquele
que não é pago), pode atingir qualquer tipo de público e levar mais tempo para
surtir efeito.

Instagram Stories

Ainda em 2016, o Instagram criou o Stories, isto é uma ferramenta que os usuários poderiam postar fotos que desaparece depois de 24 horas e é visualizada na vertical. O intuito é mostrar os bastidores por trás do conteúdo postado no feed, ainda assim como se fosse uma extensão deste. Se o feed conquista o seguidor-cliente, o Stories é quem o mantém fiel. Por isso, é importante fazer Stories todos os dias, para que o contato entre marca e cliente não se perca.

Ao longo dos anos, o Stories foi incrementado com alguns acessórios que auxiliam na comunicação com os seguidores. Os GIF’s, filtros, adesivos, contagem regressiva auxiliam na promoção do seu perfil. Enquanto, caixas de perguntas, teste de conhecimento e enquetes ajudam a descobrir as demandas dos seguidores por conteúdo.

Já o adesivo de bate-papo permite que grupos de discussão sejam abertos, ou seja, cria uma interação maior entre marca e cliente/seguidor. E há ainda a opção de fazer transmissões ao vivo pelo Stories, que a pessoa pode deixar disponível por 24h em seu perfil, assim como também convidar pessoas a participar da live. O Stories foi pensado como uma maneira de aproximar o seguidor da marca/perfil e aliviar a formalidade que existe no feed. Então, vale usar uma linguagem mais informal nesta modalidade.

IGTV e recursos de compras

Em 2018, surgiu o IGTV, uma vertente do Instagram que permite postar vídeos de até uma hora no perfil do usuário. Uma espécie de evolução dos vídeos do feed e dos vídeos do stories que, de certo modo, pode aproximá-lo do seu concorrente, o Youtube. O conteúdo postado no IGTV é postado direto no feed, pois entende-se que, devido à duração de no máximo uma hora – o conteúdo importante e tão formal quanto o conteúdo já disseminado no próprio feed.

Já em 2019, o Instagram lançou o recurso compras. Assim
quando uma marca publicava seu produto no feed e o tagueava, o seguidor, ao
clicar, era direcionado ao site de compras daquele produto. Uma ferramenta de
grande ajuda para os empresários que passaram a direcionar seus clientes
diretamente no feed, ao invés de pedirem para clicarem no link na biografia. E
o melhor: uma ferramenta gratuita! Você, empresário, não tem que pagar como o
post pagos para ter o link direcionado para o seu site!

Viu como é fácil usar o Instagram a seu favor? Se ainda
surgir alguma dúvida ou dificuldade em lidar com o Instagram, entre em contato
conosco! Ficaremos felizes em te ajudar!