Filmes e séries sobre marketing e publicidade

Muitas agências entram em recesso no final ano e, por isso, nós separamos alguns filmes e séries sobre marketing e publicidade para maratonar durante as férias e, claro, para tentar explicar melhor como funciona nosso trabalho na prática.

É comum achar que marketing é apenas fazer propaganda, mas o que muito gente não conhece são os bastidores por trás de todo planejamento estratégico que as agências de publicidade fazem para cada empresa.

Nem todos as indicações trazem a realidade do funcionamento de uma agência de publicidade, mas muito trazem exemplos das ações de marketing e também de como surge o pensamento para cada tipo de anúncio.

Amor por contrato

Praticamente um filme clássico para quem gosta de marketing. “Amor por contrato” conta a história de uma família formada por atores que se instalam num bairro e tem como objetivo vender seu estilo de vida. Esse é um dos filmes sobre marketing mostra que o poder da comunicação e da influência não está apenas nas mãos dos profissionais da área. De uma forma ou de outra, todos podem ser marketeiros, inclusive a família Joneses. Além disso, com uma narrativa leve, a comédia doméstica mostra como o poder da influência e o consumismo exagerado impactam na vida das pessoas e na sociedade.

Abstract: The Art of Design

Abstract: The Art of Design é uma série de documentários originais da Netflix que destaca designers de todas as áreas. Esta série conta com oito episódios, cada um com uma média de 40 minutos de duração. A série é completamente focada em arte, cada episódio aborda um artista influente dentro de uma área do design (design gráfico, cenografia, fotografia, arquitetura, etc). E apesar de ser uma série documental focada para designers ela não excluí o público em geral. Dá para agradar todos os gostos e estilos, o importante é você gostar de arte.

Obrigado por fumar

Outro clássico dos publicitários, este filme trabalha com um dos produtos que mais gerou vendas através da publicidade e do Marketing: o cigarro. Atualmente, os anúncios de cigarros são proibidos devido aos malefícios deste produto. Entretanto, antigamente, as propagandas sobre cigarro eram muito populares. Na história, o porta-voz de uma grande empresa de cigarros precisa manipular informações para diminuir as falas sobre o risco dessa droga lícita e alavancar as vendas. Além de aprender sobre publicidade, o personagem precisa se apropriar de algumas práticas do marketing para que o seu plano vingue.

Lemonade

Que o Brasil está vivendo momentos de crise não é segredo, entretanto ainda assim é possível empreender. O documentário Lemonade tem cerca de 35 minutos e relata a história de profissionais americanos de marketing e publicidade que foram demitidos na crise de 2008 e se reergueram criando suas próprias empresas. Assistir este documentário é válido para quem está na mesma situação ou também para quem acabou de sair da faculdade e ainda não sabe qual destino seguir. Ative as legendas no vídeo abaixo e assista ao documentário.

Do que as mulheres gostam

Aliás, do que os clientes gostam? O que eles querem? Do que eles precisam? Todas estas perguntas passam pela cabeça de publicitários e, claro, também de empreendedores. Afinal, é preciso entender o que se passa na cabeça do cliente para saber qual produto ou serviço oferecer. E foi isso que aconteceu com o personagem de Mel Gibson neste filme. A comédia é típica de Sessão da Tarde, mas mostra bastante sobre o funcionamento de uma agência de publicidade. Confira o trailer.

Mad Men

Com o lema “não importa o que você é ou o que quer, mas sim como você se vende”, Mad Men é uma das maiores séries de sucesso sobre o mundo do marketing e da publicidade. Ambientada na Nova York de 1960, a série é sobre a vida homens e mulheres competitivos dos escritórios de publicidade da Madison Avenue, um mundo guiado por egos onde as pessoas chaves são artistas na arte de vender tudo enquanto suas próprias vidas estão à venda.

O negócio

Produzida pela HBO no Brasil, a série O negócio mostra que marketing pode ser aplicado em qualquer tipo de serviço. As personagens principais estudam sobre o tema para conseguir alavancar seu negócio, assim, além de entretenimento, também é possível compreender alguns termos de marketing ao longo da série. Apesar da série já ter finalizado, vale procurar no catálogo de assinantes da HBO para assistir.

Já assistiu algum desses filmes e séries? Conta para nós sua opinião nos comentários. Se ainda não assistiu, corre para a Netflix ou baixe na internet. Prometo que não se arrependerá. Depois, não se esqueça de nos dar o feedback.