Branding é a palavra da vez! Traduzida do inglês, esta palavra está relacionada a “marca”. A partir disto, se criou um substantivo que, na verdade, é um verbo: “marcando”. Mas marcando o quê, afinal?
Branding é o planejamento estratégico de uma marca de forma que a empresa se posicione fortemente no mercado. Isto é, quando uma pessoa precisar de algo, ela vai lembrar da sua marca. Ou seja, sua empresa estará “marcada” na cabeça do público que dificilmente a esquecerá.
Branding, que também pode ser chamado de gestão de marca , não está relacionado apenas ao posicionamento da marca, mas também aos valores e missão dela. Os valores são os princípios éticos, emoções e sentimentos que a marca pretende passar par seu consumidor. Já a missão é o propósito pela qual aquela empresa existe, por exemplo “para facilitar a vida da dona de casa”.
Como fazer branding
Para fazer branding não basta apenas criar um logotipo ou um jingle viciante. Para produzir uma boa gestão de marca é preciso, no mínimo, ter um bom time de marketing ou contratar uma agência de branding. Afinal, deve ser feito um planejamento estratégico de longo prazo. Não dá para nascer grande, tudo deve ser construído aos poucos.
Antes da inauguração já é recomendado que se planeje toda a comunicação da marca. Afinal, ninguém quer ser a cópia do concorrente, não é mesmo? Por isso, deve-se analisar os todos os negócios que sejam do mesmo nicho para que a nova empresa tenha uma marca única e, de preferência, inédita. Assim, a empresa passa confiança e inovação ao público – sentimentos importantes e impactantes para as pessoas.
Uma agência de branding é responsável pela criação da marca de uma empresa, isto é logotipo, cores padrões, embalagens, ponto de venda, tudo de acordo com a missão e valores da mesma. Ou seja, se uma empresa tem como valor ser eco-friendly, sua embalagem e ações de marketing devem ser pensadas e executadas utilizando materiais recicláveis, poluindo menos o meio ambiente. Assim, o consumidor enxerga a marca como uma empresa que pensa em seus valores em todos os âmbitos e, por isso, se identifica com ela.
O consumidor está atento a todas as ações de uma marca, portanto um deslize numa ação pode por tudo a perder, desde diminuir as vendas até a falência. Por isso, a importância de uma agência de branding. Além de manter um padrão das ações correspondente aos valores e missão da marca, ela também pode reerguer uma marca que cometeu um deslize através do reposicionamento no mercado, seja mudando o design ou os valores ou missão da empresa.
Gestão de marca
O branding está relacionado a presença de mercado de uma marca. Se uma empresa vende e lucra muito com seus produtos, isso significa que uma boa gestão de marca está sendo feita. Entretanto quando não é aplicado branding ao negócio, ele pode falir, fechar ou mesmo mal se sustentar.
Apenas fazer marketing não melhora ou sustenta uma marca. O marketing é só uma das pontas do iceberg da comunicação de um negócio. Branding e marketing estão relacionados e devem andar juntos. Pois uma ação de marketing errônea pode acabar com a imagem da empresa perante o mercado e o público.
Apesar disso, a gestão de marca não faz milagres. Todos os setores da empresa devem estar alinhados para que tudo ocorra em prol do sucesso da empresa. Não adianta, por exemplo, ter um ótimo branding se as condições de trabalho na empresa são insalubres, uma situação não condiz com a outra.
O público consome o que ele julga como correto de acordo com seus princípios. O branding e marketing são apenas uma fachada do seu negócio, mas o consumidor também quer saber – e, atualmente, com a internet e as tecnologias é possível – como ocorre os processos de produção, quais matérias-primas são utilizadas, qual a política de funcionamento da empresa etc.
Por isso, é importante planejar um negócio com antecedência e definir os processos de funcionamento, assim como a comunicação da marca. Antes de sair do papel, uma empresa deve ter todos os seus setores planejados para que eles encaixem num mesmo propósito.
Relação marca x consumidor
Todas as ações a serem executadas por uma agência de branding são minuciosamente planejadas com antecedência. Assim, imprevistos são prevenidos e a marca se solidifica aos poucos na mente do público.
Além disso, a agência de branding utiliza de gatilhos mentais para que as ações não só se fixem na memória das pessoas, como também atinjam a parte emocional e despertem a admiração e o apreço do consumidor para com a marca.
A gestão de marca foca no consumidor, por isso é importante falar diretamente com ele nas ações de marketing. Isto é, as campanhas publicitárias dão soluções para problemas que, às vezes, o público nem sabe que tem.
Estas estratégias vão ainda mais fundo e desvendam as emoções e sentimentos internos do consumidor. Por exemplo, uma marca de cosméticos lança uma nova linha de batons e a posiciona como um produto para todas as mulheres independente de emprego, idade ou salário, a estratégia para essa nova linha é focar na autoestima da mulher, isto é o foco das ações de marketing. Assim, as consumidoras – mesmo que tenham ou não autoestima baixa – vão relacionar o produto à sua beleza e, assim, ao comprá-lo e usá-lo vão se sentir confiantes com sua aparência. A autoestima é um assunto do qual muitas pessoas falam sobre, mas é algo internalizado no ser humano. Ou seja, por mais que não se fale, não significa que não seja um problema a ser resolvido por uma pessoa. Além disso, nem sempre toda mulher necessita de um batom, afinal é um produto durável.
Portanto, uma simples ação relacionada a um batom pode, caso o produto seja adquirido, levantar a autoestima da mulher e criar uma relação de intimidade, apreço e lealdade entre a marca e a consumidora. Além disso, a marca da nova linha carregará uma imagem humanitária perante o público.
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