Anúncios nas redes sociais de empresas

Quando as redes sociais surgiram, tudo era gratuito – seja perfil para empresa ou pessoal mesmo. Entretanto, quando os empreendedores começaram a olhar as redes sociais como uma forma de lucro, estas mídias tiveram que passar a lucrar também a partir disso. Então, surgiram os anúncios nas redes sociais de empresas.

Inicialmente, estes anúncios poderiam ser feitos por qualquer usuário da rede social que gostariam de impulsionar suas publicações. Entretanto, com a migração em massa das empresas para as redes sociais e também com o surgimento de comunidades e novas profissões como Youtubers e Influenciadores digitais, as mídias sociais tiveram que criar categorias para os perfis e, assim, ter controle de seus usuários.

A categorização dos usuários também foi necessária para cobrar diferentes valores para cada tipo de anúncio, assim como para divulgar os anúncios para apenas os usuários por quem as empresas se interessavam, isto é, seu público-alvo. Ou seja, se um criador de conteúdo (influenciador digital, youtuber, celebridade, etc) quiser promover alguma de suas publicações é cobrado um preço diferente daquele que é cobrado das empresas que utilizam as plataformas digitais como ponto de contato entre a marca e seus clientes.

Apesar disso, o valor do anúncio varia ainda de acordo com o número de dias que será veiculado, com a região de alcance, qualidade, relevância. Assim, como também é possível pagar por clique e por visualizações.  Isto é, a marca pode configurar o impulsionamento para pagar apenas quando alguém clicar no seu anúncio (conhecido como custo por clique ou CPC) ou quando seu anúncio gera impressões (conhecido como custo por mil impressões ou CPM).

Benefícios dos anúncios nas mídias sociais

A vantagem dos anúncios nas redes sociais é que a marca atinge diretamente seu público-alvo, pois escolhe a idade, localização, sexo e outra infinidade de métricas que podem ser pré-determinadas ao realizar a programação do anúncio. Ou seja, a chance de conversão de clientes é maior desta forma devido ao direcionamento do conteúdo.

Além do mais, se comparado com anúncios em canais de televisão, as propagandas nas mídias sociais podem sair mais baratas e mais benéficas ao se comparar o custo x benefício. Já que anúncios em mídias outbound como TV’s, rádios e outdoors são considerados mais caros e não atingem um público específico.

Além disso, os anúncios pagos nas mídias sociais auxiliam o tráfego orgânico do perfil da empresa. Isto é, as outras publicações que não foram pagas para serem impulsionadas também passam a aparecer para seus seguidores, principalmente para aqueles que interagiram com seu anúncio.

Se a empresa é nova no mercado ou possui baixa visibilidade, os anúncios em mídias sociais auxiliam na divulgação da marca, uma vez que a procura direta pelo nome da marca não vai acontecer tão rapidamente e, por ser iniciante, o capital da empresa não será suficiente para custear as propagandas das outras mídias.

Planejando um anúncio nas mídias sociais

Para ter um anúncio eficaz é necessário focar no público-alvo que a marca pretende atingir, já que a tentativa de “abraçar o mundo” é falha e ainda desperdiça dinheiro e tempo. Por isso, é necessário ter em mente a persona específica para aquela propaganda. E, por isso, é importante identificar qual a rede social mais utilizada pelo público-alvo da marca para que, então, seja feito o impulsionamento nesta.

O próximo passo é identificar o problema da marca: o que deve ser melhorado na sua marca? Engajamento, divulgação, conversão de clientes?

Quando o objetivo do anúncio for definido é preciso produzir um conteúdo de acordo com a persona da marca. Ou seja, se o público-alvo preferir um conteúdo audiovisual é indicado fazer um vídeo, por exemplo. Além disso, é importante ressaltar que é mais vantajoso impulsionar conteúdo em vídeo e carrossel de fotos, pois permite que o internauta tenha acesso a mais informações sobre a empresa/produto. Assim, as chances de conversão de cliente são maiores do que, por exemplo, apenas uma imagem cheia de texto.

Além disso, por se tratar de um conteúdo que a ser impulsionado, a produção deve ser bem-feita, pois irá atingir pessoas que nunca tiveram um contato com a marca e, como dizem, a primeira impressão é a que fica. Portanto, por se tratar de uma situação de primeiro contato entre o cliente e a marca, a impressão a ser passada deve corresponder com as expectativas da persona.

A partir de então, basta por a mão na massa e anunciar nas redes sociais. As próprias plataformas têm tutoriais de como anunciar e são bastante intuitivas o que facilita o impulsionamento das publicações. Se, ainda assim, surgirem dúvidas ou dificuldades em anunciar um post da sua empresa, entre em contato conosco.

A Negretti Full Marketing é uma agência de publicidade que tem bastante know how quando se trata de anúncios em mídias sociais e terá o prazer em ajuda-lo(a) a impulsionar suas vendas.