Público alvo x Persona

Nós já falamos bastante sobre persona e público-alvo aqui no Blog da Negretti, mas, hoje, trazemos um artigo especificamente sobre estes conceitos que são importantíssimos para sua empresa e, principalmente, para o marketing.

Público-alvo

Quando se cria um negócio é comum pensar para qual tipo de pessoa se destina o produto/serviço, para isso são feitas pesquisas de segmentação de clientes da empresa. As pesquisas dividem as pessoas em idade, sexo, classe social, nível de escolaridade, localização geográfica e hábitos de consumo. Assim, através do resultado é obtido o público-alvo.

Por exemplo, o público-alvo de uma empresa é: mulheres de 18 a 24 que trabalham, têm renda de até dois salários mínimos, cursando ou formadas na faculdade, moradoras da cidade de Belo Horizonte. Apesar da pesquisa selecionar apenas um grupo específico de pessoas, o público-alvo ainda é mais amplo que a persona.

Persona

A persona é um personagem fictício que exemplifica uma pessoa que pertence ao público-alvo da empresa. Por exemplo, Joana tem 20 anos, estuda Publicidade e Propaganda, trabalha como recepcionista de hotel em meio período recebendo um salário mínimo, mora no bairro Buritis em Belo Horizonte, utiliza bastante o Instagram e, consequentemente, o celular, não tem religião declarada e costuma sair com as amigas nos finais de semana, está solteira, bebe apenas cerveja, utiliza maquiagem todos os dias.

Além disso, a persona também contém os hábitos, estilo de vida, crenças e hobbies de um cliente. Isto é, se o cliente é um usuário assíduo das redes sociais, se ele é engajado em alguma causa, se vai a academia ou não, ações simples do dia a dia nas quais as marcas também podem atingir seus clientes.

Enquanto o público-alvo é necessário para desenvolvimento e venda de produtos, a persona foi uma criação do departamento de marketing que visa atingir o público-alvo em todos os lugares possíveis para convencê-los a adquirir o produto/serviço. Afinal, não é possível oferecer um produto em qualquer lugar, por exemplo, no trânsito, mas é possível se comunicar com um cliente quando ele está no trânsito, por exemplo, por outdoors, rádio, placas.

Marketing e Persona

A comunicação de marca pode estar em qualquer lugar a qualquer momento, por isso a persona é importante para o marketing. Assim, o planejamento estratégico de marketing é produzido corretamente para que os clientes sejam atingidos pelas ações da marca. Afinal, não há objetivo em produzir conteúdo para Instagram, por exemplo, se o público-alvo de uma empresa não é usuário do aplicativo.

O planejamento de marketing é feito a partir da persona e para a persona. Isto é, se a persona está presente no Facebook, a marca deve ter um perfil, produzir conteúdo e desenvolver ações dentro desta rede social. Assim como, se a persona tem carro, é conveniente fazer ações e promoções em rádios, outdoors, letreiros, etc.

Uma ação de marketing de venda efetiva depende da persona para comprovar sua eficácia. Afinal, o resultado só será obtido através da persona, isto é, se ela adquiriu o produto/serviço ou não.

Por vezes, as ações de marketing que têm cunho de promoção da marca, de um novo produto ou de uma inauguração, ou mesmo de engajamento e aproximação com o cliente também são baseadas na persona. Pois não é possível se aproximar do cliente sem saber, antes, como ele se comporta, quais os gostos e hobbies dele, suas crenças.

Por exemplo, uma marca libera um conteúdo sobre horóscopo em seu perfil na rede social para se aproximar do cliente, entretanto sua persona é católica e não acredita em astrologia. Este tipo de ação pode ser uma auto sabotagem da marca. Por isso, é importante criar uma persona antes de se fazer o planejamento estratégico de marketing.

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