Entenda como escolher uma agência de marketing digital que ajude melhor a sua empresa
Mais do que um produto excelente ou um serviço extremamente útil, sua empresa precisa ser vista, ser notada pelo seu público-alvo. E isso é possível ser feito por meio de um planejamento de marketing digital bem estruturado.
Você pode optar por investir em um setor de marketing interno ou contratar uma agência de marketing digital para ampliar a visibilidade e o engajamento da sua marca no mercado.
Mais adiante, nós citaremos alguns motivos pelos quais você deveria investir sua verba em uma agência, mas já adiantamos que só assim você terá acesso a profissionais especializados no que estão fazendo e que poderão se dedicar efetivamente a isso.
São esses profissionais que ficarão encarregados de elaborar a melhor estratégia, pensar sobre os conteúdos mais efetivos e impulsionar as campanhas de anúncios de maneira mais assertiva.
Nas próximas linhas, nós vamos te mostrar como escolher a melhor agência de marketing digital para a sua empresa, poderá fazer sua marca alcançar resultados muito mais relevantes do que hoje em dia.
QUAL É O PAPEL DE UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL?
A principal função de uma agência de marketing digital é realizar a implantação da estratégia de marketing de determinada empresa no ambiente digital.
A execução desse plano de marketing envolve algumas etapas, como a elaboração da estratégia em si, a mensuração dos dados e o planejamento. Porém, nem toda agência de marketing digital realiza todas essas etapas.
Existe, sim, a agência que faz todo o marketing digital, mas também existem aquelas que oferecem serviços específicos, como a produção de conteúdo para blogs e redes sociais, e o gerenciamento de redes sociais, por exemplo.
É possível, então, encontrar agências que colocam seu foco em planejamento, social media, inbound marketing, entre tantas outras opções.
O papel de todas elas, no fim das contas, é inserir as empresas no ambiente digital por meio de estratégias muito bem definidas de acordo com seus objetivos, visando resultados a curto, médio e longo prazos.
QUAIS AS ATIVIDADES DE UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL?
Alguns dos serviços que uma boa agência de marketing digital pode te oferecer são os seguintes:
ESTRATÉGIA DIGITAL
Algumas agências dedicam-se a desenvolver a estratégia completa. Partindo dos objetivos da empresa, elas definem a melhor estratégia para alcançar um aumento nas vendas, no engajamento com o público-alvo, entre outras opções.
SITES E BLOGS
O desenvolvimento de sites e blogs também é uma atividade recorrente, com o intuito de fazer a marca ser encontrada facilmente no Google.
Para isso, os conteúdos dos sites e blogs são otimizados para SEO, as palavras-chave e a legibilidade do texto são bem trabalhadas, além de outras questões que demandam experiência dos especialistas da área.
SOCIAL MEDIA
É o trabalho de elaboração de postagens em diferentes redes sociais, direcionamento de campanhas de anúncios e monitoramento dos resultados.
Existem agências que se dedicam exclusivamente a atuar na área de social media, planejando como a marca irá se posicionar nas redes para interagir com seu público-alvo.
ANÁLISE DE MÉTRICAS
A análise de métricas consiste basicamente na análise e implementação de indicadores-chave de performance (os KPIs) para realizar a avaliação da eficácia da estratégia de marketing adotada.
As agências que se especializam nesse tipo de serviço investigam métricas diversas, como custo de aquisição por cliente, retorno sobre investimento ou tempo médio de permanência no site, por exemplo.
CONTEÚDO SEO
Os sites e blogs com conteúdos otimizados para SEO têm maior chance de serem encontrados pelos usuários durante uma busca pelo Google.
Algumas agências também se dedicam a apenas criar esse tipo de conteúdo.
POR QUE CONTRATAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL?
Em primeiro lugar, sua empresa precisa de algo extremamente relevante para se posicionar no mercado: uma estratégia de marketing digital.
Para isso, você pode contar com uma equipe interna ou uma agência de marketing digital. Mas vamos ser sinceros: em uma equipe interna, é muito difícil conseguir dispor de tempo e de profissionais com a mesma expertise que uma agência.
E não se engane: ignorar o marketing digital pode ser o maior erro que você irá cometer na sua carreira como empreendedor.
Hoje em dia, é majoritariamente pela internet que as marcas interagem com seus consumidores e são capazes de criar engajamento. Portanto, é inevitável pensar estratégias de marketing que devam passar por ambientes on-line.
Entretanto, boas estratégias requerem mais que produções aleatórias de conteúdo em várias plataformas. É preciso estudar minuciosamente as necessidades da empresa, do público a ser atingido, para depois entender quais canais de divulgação utilizar.
Mas o marketing ainda vai além. Ele também diz respeito às vendas, atração de clientes, fidelização e parcerias de negócios.
Resumindo: é realmente bastante coisa para fazer, desde o planejamento à execução das ações. Por isso, provavelmente a sua melhor opção seja realmente deixar todo esse trabalho nas mãos de uma agência de marketing, mesmo.
QUAIS OS SINAIS DE QUE SUA EMPRESA PRECISA BUSCAR UMA AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL?
Você ainda está em dúvida se deve ou não ir atrás de uma agência de marketing digital para encabeçar as estratégias de marketing digital da sua empresa?
A seguir, nós vamos te mostrar três indícios de que está mais do que na hora de você buscar uma ajuda externa para fazer sua marca ganhar mais visibilidade no ambiente digital.
Confira:
- APOIO ESPECIALIZADO
Você sente que, embora sua empresa tenha uma equipe interna, os profissionais que atuam nela não têm know-how suficiente para executar todas as ações necessárias que o plano de marketing digital da empresa exige.
Em geral, os profissionais de agências já entendem o que funciona ou não, além de conhecerem as estratégias e tendências do mercado.
- CORE BUSINESS
Você percebe que, em vez de se concentrar na atividade principal da empresa, sua equipe interna está muito concentrada nas estratégias de marketing digital. E isso vem afetando os lucros do empreendimento.
Contratando uma agência, você garantir que seus colaboradores se concentrem nas atividades centrais da empresa e evitam sobrecarga de trabalho.
- CUSTO-BENEFÍCIO
Você vem tendo gastos excessivos com a montagem de uma equipe interna de marketing na empresa. Além dos salários, os custos com treinamento vêm pesando no bolso. Sem contar que designar profissionais internos para as atividades de marketing também andam prejudicando o ritmo de produção.
A solução é deixar o marketing digital para uma agência. Além de sair mais barato, você também economiza o tempo dos funcionários.
QUAL AGÊNCIA DE MARKETING DIGITAL VOCÊ DEVE CONTRATAR?
Agora que você já se convenceu de que contratar uma agência de marketing digital é a melhor opção para sua empresa, escolha uma que, através de um olhar estratégico, te ajude a alcançar seus objetivos por meio de uma parceria de confiança e sucesso.
Se você quer uma agência de marketing digital totalmente comprometida com os resultados entregues aos seus clientes, não deixe de entrar em contato com a Negretti Full Marketing.
Pode ter certeza que, com a gente, a sua empresa vai atingir voos cada vez mais altos!