Criação de vídeo para empresas

Já pensou em fazer a criação de vídeo para empresas? Eu tenho certeza de que esse pensamento já passou pela sua cabeça. A questão é: por que ainda não o fez? Faltou orçamento? Não tinha equipamento? Ou não sabia nem por onde começar?

Criar um vídeo nem sempre é tão simples como parece, nós te entendemos. Entretanto, quando já se tem um know-how sobre o assunto a tarefa fica um pouco mais fácil. A criação de vídeos envolve não apenas a filmagem, como também roteiro, edição e divulgação.

Antes mesmo de iniciar a produção do vídeo é preciso estabelecer qual o objetivo dele: divulgar um produto, ofertas, ações, inauguração ou mesmo a própria empresa – o famoso vídeo institucional.

Quando uma empresa está fazendo aniversário é bem comum fazer a criação de vídeo institucional. Há também aqueles casos de crises organizacionais, junção ou separação de empresas em que também é recomendado a produção de vídeo institucional.

Já em casos de inaugurações e ações recomenda-se fazer a criação de vídeo promocional. Isto é, o vídeo vai promover a inauguração de uma nova loja ou de uma ação solidária feita pela empresa.

Quando se quer fazer a criação de vídeo para anunciar um produto ou uma oferta, então é recomendada a criação de vídeo publicitário. Já quando se está em época de Natal, dia das mães ou dos pais, Páscoa e outras datas comemorativas é recomendado fazer campanhas publicitárias. Isto é, um conjunto de ações de uma empresa que visam despertar o lado emotivo do espectador e do cliente de modo que se aproxime mais da marca.

Todos os tipos de vídeos devem ter roteiros produzidos previamente à sua filmagem e edição. E cada tipo de vídeo recebe um tipo de roteiro diferente. Por isso, é importante definir o objetivo do vídeo antes de iniciar o processo de criação de vídeo.

Passo a passo para criar um vídeo

  • Crie um roteiro

Após definir o objetivo do vídeo, é necessário criar um roteiro. A partir do roteiro serão dirigidas as filmagens e a edição do vídeo. É importante ressaltar que o roteiro pode ser modificado durante as filmagens devido a vários fatores como condição climática, equipamentos, atores etc.

  • Filmagem

Só este passo poderia ter um passo-a-passo apenas dele. Afinal, a filmagem é a maios parte de todo o vídeo. É preciso definir o local, a data, o horário, os atores, as entrevistas, assim como deve-se contratar uma produtora de vídeos ou filmar com os próprios equipamentos.

Neste passo é importante estar rodeado de profissionais, pois todo o resto do trabalho depende da filmagem. Por isso, é recomendado contratar uma agência produtora de vídeos para fazê-lo.

  • Edição

A edição é o segundo passo mais importante de um vídeo, pois é nela que o produto final toma uma forma. Para fazer a edição é preciso dominar algum editor de vídeo ou contratar alguém que o faça de acordo com o seu roteiro. É preciso se atentar aos cortes de filmagem corretos, à trilha sonora, às legendas – se houver necessidade -, aos créditos. É um dos passos mais demorados e também recomendado para ser feito por profissionais, afinal é necessário programas atualizados para se obter um bom resultado.

  • Divulgação

Por fim, mas não menos importante a divulgação do vídeo deve ser planejada pela equipe de marketing e comunicação da empresa, quando não houver uma agência de publicidade para fazê-lo.

Divulgar um vídeo não é tão simples quanto parece, afinal deve-se atingir o público-alvo para garantir que o objetivo do vídeo seja alcançado. É importante evitar os ruídos de comunicação e passar uma mensagem clara no vídeo para os espectadores.

Além disso, deve-se definir o momento certo para divulgação no qual fatores externos também podem interferir. Isto é, campanhas publicitárias de outras marcas, política e economia podem interferir na divulgação do vídeo da sua empresa. Por isso, é importante analisar criticamente o cenário do mercado antes de divulgar o vídeo – ou qualquer outro material publicitário.

Dicas de criação de vídeo

Se o seu orçamento é baixo ou se você é daqueles que gostam de um DIY – do it yourself (faça você mesmo), é possível filmar e editar do próprio celular. Claro que é importante observar a qualidade das imagens, por isso é válido ter um celular com uma boa câmera e memória suficiente para gravar e editar as imagens.

Existem também boas câmeras no mercado que podem atender à sua demanda de criação de vídeos. Entretanto, o investimento só é válido caso a produção de vídeos seja recorrente. Assim como o mesmo argumento é válido para a compra de microfones e tripés.

A edição de vídeos pode ser aprendida gratuitamente na internet através de tutoriais, assim como também é possível encontrar editores gratuitos online ou mesmo obter uma experiência de graça em programas pagos.

É importante ressaltar que a prática faz a perfeição. Por isso, caso queira um resultado digno das telas de Hollywood ou até mesmo mais rápido, é recomendável a contratação de uma produtora de vídeos. Afinal, o esquema DIY pode ser barato, entretanto aprender a fazer tudo sozinho pode levar tempo.

A Negretti Full Marketing é agência publicitária especializada na criação de vídeos. Por isso, se te alguma dúvida sobre o tema ou deseja fazer um vídeo profissional, entre em contato conosco.