Marketing digital para Supermercados: Como fazer de forma eficaz!

As estratégias de marketing digital para Supermercados visam despertar o interesse do consumidor e auxiliar no aumento das vendas

Marketing digital para supermercados: O mercado varejista de supermercados é um dos mais concorridos, além das grandes redes supermercadistas, outros estabelecimentos comerciais disputam a preferência dos consumidores. Você atua no setor varejista de supermercados? Então, saiba como se destacar da concorrência através do marketing digital.

As estratégias de propaganda e marketing digital para os supermercados têm um objetivo central: criar mais vendas através da persuasão do consumidor, de maneira em que gere interesse pelos produtos espontaneamente.

No conteúdo a seguir, apresentaremos como você deve apostar mais na propaganda e no marketing digital para crescer suas vendas. Além disso, você irá descobrir como comunicar de forma eficiente com o público-alvo.

Vamos entender mais sobre o assunto, fique conosco!

A importância do marketing digital para o setor supermercadista

publicidade para supermercado

O varejo alimentício é um mercado com alta rotação de fluxo de clientes, isso porque toda a população precisa de alimentos, produtos de higiene, entre outras mercadorias diariamente. Contudo, o propósito das ações de marketing digital visa atrair o maior número de clientes, vender mais e também fidelizar esses consumidores.

Quando o supermercado alcança os resultados das ações de marketing digital, os compradores ficam cada vez mais próximos e, se transformam em clientes fiéis. No entanto, para chegar a esse patamar, é preciso pensar desde sua comunicação com o consumidor, quanto o layout da loja e até as promoções feitas para as mercadorias. Estratégias para conseguir mais engajamento do público-alvo é uma das principais metas, exatamente por isso, é necessário um conjunto de ações planejadas e executadas online para além de promover o supermercado, torná-lo mais conhecido, atraindo mais compradores e consequentemente aumentando as vendas.

Agora que você já sabe qual é a importância do marketing digital para supermercados, saiba qual é o processo antes de fazê-lo.

Antes de dar início a uma campanha publicitária veiculada na internet é importante que você saiba quem é seu público-alvo, ou melhor, qual público você quer atingir. Segmentar o público é a forma correta de direcionar a campanha para o sucesso. Essa estratégia é válida para grandes redes de supermercados e também para mercados de pequeno e médio porte.

O primeiro pilar após definir seu público-alvo é ter a presença digital. Portanto, é indispensável que o supermercado esteja inserido no ambiente digital, Google Meu Negócio, Ads, Analytic, bem como as mídias sociais, sites, blog, entre outros.

Como dito acima, uma das principais metas da campanha online é o engajamento do público-alvo, pois, clientes engajados são mais participantes com sua marca, principalmente nas redes sociais. Esse engajamento é o primeiro passo para ter consumidores fidelizados.

O resultado do engajamento vem com o ganho de autoridade da marca, ou seja, o supermercado ganha visibilidade positiva dos consumidores e assim alcança a confiança do público-consumidor, se consagrando como referência no mercado.

Você deve estar se perguntando? “Como engajar o público-consumidor” e nós te respondemos. A melhor forma de engajar os consumidores na internet é através de ações de marketing de relacionamento ou o Inbound marketing.

Antes de saber usar o Inbound Marketing direcionado para o setor supermercadista, vamos dar uma rápida conferida no que é essa ferramenta. O Inbound Marketing concentra as ações de tráfego qualificado, com a produção de conteúdo relevante e também no gerenciamento de leads com o objetivo central de conquistar novos clientes e gerar valor potencial para a marca. Contudo, o método usado com essa ferramenta baseia-se na atração do público consumidor (pré-definido), através de conteúdos que agreguem valor e eduquem para o engajamento. Os principais pilares de sustentação do Inbound Marketing são: SEO, estratégias de campanhas digitais e o marketing de conteúdo.

Os conteúdos de engajamento podem variar, desde o formato para plataformas ou mídias online. Os mais utilizados atualmente são as postagens em redes sociais, blogs, vídeos, podcasts, e-books e e-mail marketing.

Sabendo dos princípios básicos do que o Inbound Marketing, podemos partir para a metodologia aplicada ao setor supermercadista. Veja a seguir!

Saiba como implementar o Inbound Marketing para o setor supermercadista

inbound marketing para supermercados

Para o setor supermercadista acompanhar as mudanças do mercado de varejo não é tarefa fácil, mas é um fator determinante para a sobrevivência das empresas. Com a “era da informação”, os consumidores usam as plataformas digitais para interagirem com as empresas, marcas e produtos num ambiente que ultrapassa as barreiras físicas. A partir disso, os supermercadistas precisam compelir as novas tecnologias de modo a compreender as necessidades de seus consumidores e explorar os mais variados pontos de venda online.

É nessa hora, que o Inbound Marketing entra para trazer mais praticidade de implementação da publicidade para o varejo. Com o Inbound Marketing, os supermercadistas têm uma visão ampla das ações para conhecer o processo de compra e o perfil do consumidor, além de saber o momento ideal para execução da venda. Essa estratégia engloba as redes sociais (Facebook, Instagram, Pinterest, entre outras), sites, e-mail marketing e além de outras ferramentas que impulsionam os conteúdos como: Google Ads e a mensuração dos resultados de campanhas feitas através do Google Analytics.

Lembrando que o sucesso do Inbound Marketing depende diretamente de um planejamento estratégico bem executado. Por isso, a agência de publicidade e propaganda, Negretti Full marketing acompanha, armazena e analisa todas as etapas do processo de marketing digital dos clientes, a partir de dados e métricas, a equipe estipula um calendário editorial com as respetivas datas e temas a serem abordadas e aplicados ao Inbound Marketing.

Funil de vendas para o Inbound Marketing

Funil de vendas para supermercados

O processo de embasamento que a equipe da Negretti Full Marketing utiliza para o Inbound Marketing é o funil de vendas, pensando na jornada de compra dos consumidores, seguindo as seguires considerações:

1) A descoberta do problema
2) Considerando a solução
3) Decisão de compra do produto que atenderá as suas dores

É muito importante criar um funil de vendas para distribuir os conteúdos produzidos para o Inbound Marketing.

Topo do Funil:

Etapa em que o consumidor descobre a empresa/produto, fase conhecida por ToFu (top of the funnel). O visitante descobre que tem um problema para ser resolvido, até então era desconhecido.

O papel do Inbound Marketing é educá-lo com conteúdo rico que ao final forneceram dados como: nome, profissão, entre outros, que o tornará um lead.

Meio de funil:

Após o consumidor reconhecer o problema ele já começa a considerar a solução. O meio do funil ou MoFu (middle of the funnel), lida diretamente com os leads. Nessa fase o inbound marketing oferece meios de resolver as suas dores e necessidades com dicas, sugestões e técnicas.

Não vendemos a solução a qualquer custo, trabalhamos o amadurecimento do lead.

Fundo do funil: decisão de compra.

O fundo do funil ou BoFu (bottom of the funnel), é onde os leads se tornam oportunidades de fechar vendas. A empresa já estabeleceu uma confiança com o consumidor, agora é bom começar a negociação, seja com promoções, ofertas ou benefícios do produto.

Por fim, o funil perfeito é quando a venda é fechada ou quando o consumidor além de encontrar a solução que procurava passa a ser um cliente constante.

Para que a equipe da Negretti possa desenvolver um marketing eficiente para seu supermercado é sabermos a especificação do seu negócio, a partir disso, desenvolvemos soluções para posicionar sua empresa com máxima eficiência. Entre em contato conosco para saber como podemos ajudá-lo nesta jornada:

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