Que empresas devem ter um site, você já deve saber, não é? Se não, clica aqui e leia nosso artigo sobre criação de site para empresas. Mas, se você já leu, pode prosseguir por este artigo que nós vamos falar um pouco sobre e-commerce.
O E-commerce surgiu pouco depois do próprio site, entretanto não era tão comum e fácil como é hoje. As vendas não eram tão facilitadas, o pagamento, geralmente, deveria ser feito por boleto, já que ainda não existiam softwares que alinhavam o cartão de crédito a essas compras. Além disso, as pessoas ainda desconfiavam bastante por não verem ou tocarem o produto.
Atualmente, há vários aplicativos e softwares de pagamento. Os próprios cartões de crédito evoluíram e possuem, agora, parcerias com sites para que o dinheiro retorne ao cliente ou mesmo oferecem pontos por quantias gastadas para serem trocadas por viagens ou produtos.
Além do mais, os serviços de transporte também se expandiram. Não são só os Correios que fazem as entregas, transportadoras passaram a se especializar em cargas pequenas. Afinal, a maioria das compras online são de produtos pequenos como roupas, sapatos, celulares, câmeras, computadores. Há, claro, compras de móveis, camas, sofás, entretanto estas podem ser feitas também por automóveis menores, já que podem ser enviadas empacotadas e desmontadas.
Não só produtos são vendidos online, serviços também. Por exemplo, uma consultoria de empresa pode ser feita através de chamadas de vídeo. Edições de vídeo, fotos e criação de artes gráficas também podem ser contratadas e entregues online, já que são produtos digitais que podem ser impressos ou gravados em dispositivos como pendrives para reprodução.
São inúmeros produtos e serviços que podem vendidos online através de várias possibilidades de pagamento. Assim, qualquer empresa pode ter um e-commerce e todos os desejos dos consumidores podem ser atendidos sem que ele saia de casa.
Como criar um e-commerce
Existem várias plataformas gratuitas para criação de sites de venda, como por exemplo o Shopify e o Wix. Entretanto, é necessário, no mínimo, um designer gráfico para criar uma identidade própria para a sua marca. Caso não seja possível a contratação de um profissional, as plataformas também oferecem modelos gratuitos. Porém, o risco de encontrar outra loja com o mesmo layout é grande, o que não traz credibilidade para a marca.
Além disso, as plataformas gratuitas nem sempre se preocupam com a experiência do usuário dentro do site, o que chamamos de UX (User Experience). A UX é a mesma coisa que a experiência de compra que um cliente deve ter num estabelecimento físico. Ou seja, o cliente deve ter a melhor experiência ao adquirir um produto ou serviço.
Por isso, deve-se ter um atendente disponível apenas para o e-commerce. Assim, o cliente pode sanar suas dúvidas e o atendente fica responsável pela separação do produto em estoque, empacotamento e envio. No caso de venda online, a UX só termina quando o cliente recebe seu produto em casa em bom estado e funcionando. Afinal, algum problema pode ocorrer e a marca deve prover a melhor assistência pós compra para satisfazer seu consumidor e manter sua reputação no mercado.
Para proporcionar a melhor UX para o consumidor e ter um layout exclusivo, algumas marcas optam por pagar profissionais para produzirem um site único para seu e-commerce. Assim, a marca terá mais credibilidade e não perderá sua identidade. Algumas agências de publicidade, como a Negretti Full Marketing, disponibilizam o serviço de criação de site e-commerce para seus clientes e, assim, mantém toda a linearidade da identidade da marca.
Está pensando em ter um e-commerce para sua marca? Entre em contato conosco, nós podemos te ajudar.