Marketing político

Se você está se candidatando a um cargo eleitoral, já está na hora de pensar na sua campanha política para vencer as eleições! Mas fazer uma campanha de marketing político não é tão fácil como parece! O amadorismo pode te fazer perder votos!

Uma boa campanha de marketing político deve contar com profissionais capacitados que tem experiência no mercado publicitário. Afinal, enquanto as empresas vendem produtos, um político vende esperança de um mundo melhor. Por isso, nada melhor que contratar uma agência em Varginha para fazer o marketing da sua campanha!

O marketing político consiste na elaboração e execução de material publicitário de um candidato ou político eleito que visa a divulgação de suas ideias e feitos com o objetivo de atrair eleitores e fortalecer sua imagem.

Os candidatos políticos necessitam do marketing para divulgar suas ações de campanhas e convencer os eleitores a comprarem suas ideias para as melhorias do município. Por isso, o marketing político deve ser feito de maneira estratégica para que candidato não apenas tenha votos para ser eleitos, mas também para ter pessoas aliadas em concordância com seus projetos após as eleições.

Assim como uma empresa, a política também deve ter uma estratégia de marketing consistente e eficaz. Ações desordenadas durante a campanha, além de não demonstrarem organização – necessário para qualquer ramo de atuação -, também não transmitem credibilidade ao leitor.

Por isso, as estratégias necessitam estar mapeadas antes da campanha começar para que todos as ações sejam alinhadas e obtenham um resultado satisfatório. É preciso pensar em quais mídias serão usadas, cores a serem utilizadas durante a campanha, posicionamento, visitas, discursos e vários outros tipos de ações.

Mídias online e offline

Por ser uma figura pública, o político deve estar presente no máximo de mídias possível. Deste modo, é importante que, enquanto candidato, a pessoa já defina quais as mídias oficiais que usará durante sua campanha e quando eleita. Além disso, também é importante criar uma estratégia de marketing que seja consistente e veicule em todos os seus portais.

É essencial, por exemplo, que um político tenha um site e redes sociais. Afinal, os canais de mídias digitais estão cada vez mais crescendo por ter um acesso mais democrático e facilitado a todos os eleitores. Além disso, as mídias digitais permitem atualização instantânea e podem ser acessadas de qualquer hora e qualquer lugar.

As redes sociais possuem vários adeptos, que podem se tornar uma comunidade de fãs. Além disso, elas podem transmitir vídeos ao vivo, permitem a mostrar a rotina do político, os bastidores da vida e do trabalho. Assim, as redes sociais permitem uma linguagem mais informal – atingindo a todos os públicos – e também mostram a transparência do trabalho que está sendo executado. Conjuntas, essas ações podem dar credibilidade ao candidato.

Através das redes sociais, os eleitores podem acompanhar diariamente a rotina de campanha do candidato através do Facebook e/ou Instagram, por exemplo. Para isso, é preciso ter profissionais capacitados em mídias sociais e também com intimidade com as ferramentas com as quais vão trabalhar.

Ainda nas mídias digitais, os sites são essenciais para veicular informações mais completas e técnicas. Um site personalizado e funcional, facilita a procura por informações e ideias do candidato. Além disso, as pessoas se dedicam a passar mais tempo no site, de modo que seu conteúdo pode ser mais extenso do que nas redes sociais.

Não podemos esquecer dos canais offline, como televisão, rádio, jornais impressos, outdoors, panfletos. Enquanto candidatos políticos, estas mídias são as mais valorizadas por atingirem maior público e, por isso, devem levar técnicas de comunicação muito assertivas. Afinal, é através delas que o eleitor terá o primeiro contato com o candidato e o levará a procurar mais sobre o político e conhecer sobre suas ideias.

Assim, os áudios e vídeos de veiculação em horário eleitoral, outdoors e os panfletos devem ser bem produzidos e com bom conteúdo para cativar o público e leva-lo a conhecer o melhor candidato. Afinal, tempo dos vídeos e áudios é muito curto, assim como o espaço do panfleto não é muito amplo, portanto, as informações que contém nestas mídias devem ser relevantes, sucintas e induzirem o eleitor a procurar mais sobre o candidato.

Por isso, deve haver um planejamento estratégico, para que uma mídia complemente a outra e transmita as mesmas ideias e as essências do candidato. Por exemplo, se um eleitor assiste um vídeo durante o horário eleitoral e quer saber mais sobre o candidato, ele pode acessar as redes sociais para saber mais sobre os ideais deste político.

Posicionamento

Política é posicionamento! Desde a escolha do lado partidário e do partido, o candidato já está posicionando! Por isso, as ações dele devem ser condizentes com a sua escolha política e com sua personalidade. Entretanto, ainda é necessário lapidar esse posicionamento para que mais pessoas comprem as ideias de melhorias que o candidato vende!

O marketing político deve atingir o público que mais se identificará com o candidato em questão. Portanto, deve haver um trabalho de posicionamento de branding pessoal. Uma agência de marketing pode e deve posicionar o candidato para que tenha uma marca forte perante os eleitores.

A personalidade do candidato deve ser evidenciada em qualquer tipo de situação, seja num debate televisivo ou numa visita a bairros carentes. O posicionamento do candidato nas ruas deve ser o mesmo em suas redes sociais, vídeos e após as eleições. Por isso, não se pode criar um personagem durante a época das eleições. Entretanto, o candidato deve se ajustar a cada situação para se mostrar mais próximos dos eleitores e ganhar seus votos.

Por exemplo, durante uma visita a um bairro carente, além de ter todo o material para distribuir para a população, o candidato também deve se portar como a ação de campanha demanda. Isto é, o político deve ser humilde para conversar com as pessoas, escolher uma vestimenta adequada para a ocasião, não usar palavras técnicas e ouvir mais o que os eleitores têm a dizer.

Ou seja, o marketing político não consiste apenas na elaboração de panfletos, vídeos para televisão e artes gráficas para redes sociais. O marketing, em geral, é uma cadeia de ações conjuntas que integram todas as ações, sejam elas midiáticas ou pessoais. Por isso, é muito importante ter uma estratégia de marketing político definido, para que todas as ações sejam condizentes.

O candidato político precisa se posicionar como tal! Ele é mais que um eleitor neste momento, ele será o representante da população e precisará agir como tal. Por isso, o marketing vem para a auxiliar no branding político e criar uma imagem que seja forte, representativa e transparente. Assim, as chances de ser eleito são muito maiores.

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