Os melhores canais de comunicação para sua empresa

Com a expansão dos canais de comunicação e da tecnologia, as empresas anseiam por estar dentro das inovações. Entretanto, a constante mudança para se adaptar à tecnologia nem sempre é recomendável para todas as empresas, pois pode desagradar o consumidor. Por isso, é necessário saber quais os melhores canais de comunicação para sua empresa estar em contato com seus clientes.

Praticamente, todos os processos dentro de uma empresa devem ser realizados em prol do público-alvo da marca. Afinal, as engrenagens só funcionam quando há o consumo e, consequentemente, demanda do produto ou serviço prestado.

Por isso, o planejamento estratégico de marketing de uma empresa também deve ser feito com base na persona da marca. Ou seja, os anúncios devem ser capazes de chegar aos consumidores através de uma mídia que eles consumam e de um modo que seja fácil de ser entender para não haver ruídos na mensagem.

Canais de comunicação

O número de canais de comunicação só aumenta com o passar dos anos. Antigamente, tínhamos as cartas e os mensageiros, passamos pelo rádio, telefone e pela televisão. Hoje em dia, além de acumular os canais já citados, temos ainda a internet e os smartphones que democratizaram e agilizaram o acesso à informação.

Assim, as empresas tiveram que se adaptar ao longo dos anos para sempre se manter em contato com seu público-alvo. Entretanto, como atualmente existem vários meios de comunicação, as pessoas passaram a escolher quais consumir e quais deixar de lado. Com isso, as empresas tiveram que se manter nas mídias que sua persona consome para que não deixasse de vender.

As cartas, que atualmente podem ser chamas de mala-direta, ainda são enviadas pelas empresas. Porém, as pessoas já não leem com tanta frequência como antes – menos ainda leem cartas. Por isso, o email-marketing se popularizou devido ao avanço da tecnologia, mas não substituiu as cartas, afinal ele é online. Assim, publicitários e marketeiros criaram novos modos de manter as cartas vivas e passaram a enviar brindes através das cartas para manter o consumidor engajado com a marca e continuando receptivo a receber informações sobre a marca.

O rádio também já foi muito popular no século passado e não perdeu seu posto. Afinal, os motoristas se acostumaram a dirigir ouvindo as frequências favoritas, especialmente aqueles que grandes cidades que demoram mais tempo no trânsito. Apesar disso, muitas pessoas preferem escolher a dedo o que ouvir – e não falo de música, mas de podcast.

Esta modalidade de comunicação consiste em áudios de discussão sobre determinado assunto com uma ou várias pessoas. Por não precisar de tela para consumido, o podcast caiu no gosto do povo em 2019, pois, devido à quantidade de tarefas das pessoas hoje em dia, ele pode ser ouvido enquanto se faz outra função.

A televisão também faz parte do século passado, mas não foi substituída. Afinal, o consumo de sua mídia ainda é mais alto em relação a outras, variando de local e situação econômica. Assim como as tv’s, os smartphones foram incrementados com aplicativos que disponibilizam vídeos para seus usuários. Mas, enquanto os smartphones possuem a tela, por vezes, pequena demais, as smartv’s também surgiram, podendo até ser conectada aos pequenos aparelhos para reproduzir sua função.

Ainda assim, o smartphones são capazes de juntar todas as mídias num só aparelho. Afinal, com acesso à internet ou utilizando os fones como antenas é possível sincronizar numa frequência de rádio, transmitir um programa de televisão ao vivo e utilizar os mais variados aplicativos de conteúdo midiáticos.

Apesar disso, o poder aquisitivo da população não aumentou ou igualou consideravelmente para que todos tenham acesso às mesmas tecnologias. Ou seja, nem todas as pessoas têm acesso à televisão, internet, smartphone. Por isso, a empresa tem que se adaptar nos vários meios de comunicação para atingir todo seu público.

Os hábitos da persona

As personas são personagens que definem o comportamento do consumidor de uma empresa. Portanto, se uma persona tem o hábito de assistir televisão, a empresa deve investir em anúncios televisivos, por exemplo. E o mesmo pensamento se segue para os outros meios de comunicação.

Entretanto, ainda é possível padronizar a população para entender os hábitos de consumo sem que seja necessário fazer uma persona. Por exemplo, uma loja de cosméticos tem como público-alvo mulheres de todas as idades, porém os custos de seus produtos são elevados. Assim, apenas mulheres das classes A e B compram nesta loja. Portanto, as ações de marketing devem ser feitas em mídias que estas mulheres consomem como por exemplo email marketing, televisão, Instagram, Facebook e até mesmo cartas.

Geralmente, pessoas mais velhas preferem meios tradicionais como cartas, televisão e o rádio, pois sentem dificuldade em manusear os aparelhos eletrônicos. Assim, como pessoas mais novas preferem os eletrônicos pela facilidade em manusear, status e também pela necessidade de novas informações a todo momento.

Ou seja, é possível generalizar as pessoas pela sua idade. Pois cada geração apresenta um comportamento diferente e, portanto, um consumo de mídia diferente. Por isso, antes de criar um planejamento estratégico de marketing é necessário ter bem definido o público-alvo da empresa. Pois, mesmo que não seja feita uma pesquisa profunda para desenvolver uma persona, é possível generalizar os consumidores e fazer ações nas mídias corretas.

Sua empresa ainda tem alguma dificuldade de comunicação? Acha que está inserido nas mídias erradas? Entre em contato conosco, podemos te ajudar.